Ciências Politica
Trabalho Escolar: Ciências Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Virginiabbg • 4/9/2014 • 946 Palavras (4 Páginas) • 2.129 Visualizações
1. Identifique como o poder político é exercido pelo Estado.
R: O poder político é exercido pelo Estado, a partir do momento em que o Indivíduo troca sua liberdade individual pela segurança, pois, somente o Estado tem a prerrogativa de pode usar sua força de forma imperativa, não existindo outra forma de poder que concorra com este, para se fazer respeitar, o Estado detém o monopólio exclusivo do uso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma Sociedade.
2. Diferencie Poderes de Estado de funções do Estado.
R: Compõe-se o Estado de Poderes, segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato decorrente de sua soberania.
3. Identifique em cada corrente de pensamento – liberal e marxista – os seus princípios básicos.
R: LIBERAL: fundou no jusnaturalismo e defende a propriedade privada e os direitos individuais.
MARXISTA: faz a crítica da sociedade capitalista propondo o socialismo como alternativa de organização da sociedade.
4. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.
R: O pensamento liberal funda-se em uma corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII: o jusnaturalismo*. Contrariamente a toda tradição filosófica, anterior e posterior, o jusnaturalismo busca no indivíduo e não no grupo a origem do Direito e da ordem política legítima.
O pensamento marxista parte de um universo filosófico e conceitual inteiramente distinto do utilizado pelo pensamento liberal. Contrariamente ao liberalismo, que parte do indivíduo para explicar as relações de poder na sociedade e a função do Estado, o marxismo toma por ponto de partida o grupo social, retomando uma longa tradição filosófica posta de lado durante os duzentos anos de domínio do jusnaturalismo no pensamento europeu. Para o liberalismo, o interesse individual é o fundamento da ordem política legítima, enquanto para o marxismo é o interesse de classe que explica todo e qualquer ordenamento político.
5. Escreva as características principais dos regimes totalitários.
R: A principal característica do totalitarismo é a utilização permanente e assídua dos meios de comunicação (televisão, rádios) para difusão da ideologia do regime totalitário. As propagandas veiculadas pelo governo visavam enaltecer o governo e exaltar o líder totalitário. No século XX, como já elucidado, os principais exemplos de Estados totalitários foram a Alemanha nazista, a Itália fascista e a Rússia stalinista.
6. Quais são as características das democracias liberais que se relacionam diretamente com a teoria liberal, e quais lhe são estranhas?
R: O governo resulta da escolha da maioria por meio de eleições periódicas, livres e justas e que, ao mesmo tempo, conservam todas as características dos regimes liberais quanto às regras básicas de organização do Estado e os direitos civis e políticos dos seus cidadãos. Em geral, as diferentes teorias da democracia basearam-se na observação dos regimes liberais democráticos. Assim, ao longo do século XX, a teoria da democracia abandonou o conteúdo substantivo clássico de “governo do povo, para o povo e pelo povo”, ganhando contornos mais estritamente processuais e compatíveis com os princípios liberais.
7. Quais características dos regimes comunistas encontram-se relacionadas com a teoria marxista, e quais não?
Os governos comunistas passaram a reivindicar a representação da maioria trabalhadora ou, simplesmente, do povo, como na China e em Cuba.
Esses regimes passaram a justificar a manutenção da ditadura pela constante ameaça representada pelo imperialismo das nações capitalistas, e pela existência de inimigos internos contrarrevolucionários.
8. Identifique as principais características, vantagens e desvantagens existente no sistema majoritário e o proporcional.
R: SISTEMA MAJORITARIO: Desta forma, pode-se dizer, em apertada
...