TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação da Constituição Brasileira de 1988

Resenha: Classificação da Constituição Brasileira de 1988. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Resenha  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  501 Visualizações

Classificação da Constituição Brasileira de 1988

A Constituição de 1988 é classificada da seguinte forma: formal, escrita, dogmática, promulgada, super rígida, analítica, heterodoxa e dirigente.

Aplicação Prática Teórica

Caso - Tema: Classificação das constituições

A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:

a) Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?

O pluralismo faz com que a crfb/88 mantenha seus princípios de forma estável, rígida, já que são diversificadas, oque garante uma proteção a determinados princípios.

b) Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?

Quanto à estabilidade ela pode ser classificada como Superrígida, já que esta possui um núcleo duro em seu art. 60, parágrafo 4º, conhecido como cláusulas pétreas, que exigem um processo legislativo ainda mais rígido ou dificultoso para alteração destas normas estabelecidas como pétreas, pois não poderão ser abolidas ou restringidas, podendo somente sofrer alterações para serem ampliadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com