Comando Screen
Exames: Comando Screen. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/10/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Comando Screen
Para administradores de sistemas linux é muito comum ter a necessidade de rodar vários comandos de uma vez, para os que não conhecem o comando screen normalmente abrem várias janelas para executar todos esses comandos. Outro tipo de problema constante é rodar uma instrução de script que levará horas para terminar, que muitas vezes pode ser interrompido se ocorrer algum problema com a conexão com a internet ou queda de energia. Pensando nisso, há a necessidade da utilização do comando screen que torna possível a execução de todas essas tarefas.
O uso do screen é fundamental para conexões remotas como:
- Abrir várias sessões em uma única conexão;
- A sessão permanece ativa mesmo após a desconexão;
- Salva a tela corrente em disco.
Comparação entre o grep, egrep e o fgrep
Todos esses comandos possuem a mesma família que são realizar buscas por arquivos de strings especificadas por expressões regulares. Para se realizar uma comparação mais genérica possível, pode-se considerar que ambos os comandos podem efetuar a mesma função, o que mudará será apenas os parâmetros que serão passados diferentes.
Sintaxe:
grep/egrep/fgrep [OPÇÕES] [EXPRESSÕES REGULARES] [ARQUIVOS]
OPÇÕES:
-c : Exibe uma contagem das linhas encontradas
-i : Ignora o caso (Maiúsculas e Minúsculas)
-n : Exibe as linhas encontradas com o respectivo números das linhas
-v : Exibe as linhas que não correspondem a expressão regular citada
-r : Busca recursiva
-E: Interpreta como uma expressão regular estendida
O grep em si é o comando mais utilizado porque através da sua combinação de parâmetros irá gerar buscas com a mesma função do egrep e do fgrep. Por exemplo, o comando grep -E terá a mesma saída que o egrep que será a busca por todos os arquivos cujo a expressão regular será a mesma.
Ex: ls | grep -E test.\.txt
retorno: teste.txt; testa.txt; testo.txt; abstete.txt
A diferença entre o grep sem o '-E' e o egrep é que o grep não suporta as seguintes expressões:
+- mais;
{} chaves;
? opcional;
() grupo.
Da mesma forma o grep -F é equivalente ao fgrep em que é realizado uma busca por strings literais e não por expressões regulares, onde são delimitadas por aspas simples. Uma diferença básica entre esses dois comandos é notada na rapidez da busca de uma string literal em relação ao grep -F comum, embora só seja perceptível em arquivos grandes.
...