TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustível fóssil

Tese: Combustível fóssil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

Os combustíveis fósseis resultam de um processo muito lento de decomposição das plantas e dos animais, ou seja, da matéria orgânica. Este processo de transformação durou milhões de anos e originou o carvão, o petróleo e o gás natural. É devido a este

longo período de tempo necessário à sua formação que dizemos que os combustíveis fósseis não são renováveis: uma vez gastos, a humanidade não disporá deles tão cedo. A seguir veremos a principal função do petróleo e seus derivados, suas definições e como são extraídos da natureza.

PETRÓLEO

Definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.

São necessários milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene quantidade suficiente de matéria orgânica proveniente de restos animais e vegetais, esta matéria passa por uma transformação ficando retida e constituindo então as chamadas jazidas de petróleo.

Processo de extração:

Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. A pressão é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.

Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.

O método usado para obter petróleo de diferentes formas é a destilação fracionada, é ela a responsável por termos gás para a preparação de alimentos, combustíveis para abastecer automóveis, aviões, navios. Como se vê, o petróleo é uma rica fonte de energia, daí o porquê de ser considerado tão importante para a economia mundial.

Abaixo temos alguns derivados do petróleo e suas aplicações. Observe que a forma e as propriedades deles estão relacionadas à quantidade de átomos que formam suas cadeias, ou seja, quanto mais átomos de carbono a cadeia tiver, mais pesado e viscoso será o derivado.

Entre essas frações, a que possui maior aplicação é a gasolina.

GASOLINA NATURAL

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, inflamáveis e voláteis conseguidos depois da destilação do petróleo cru. Tradicionalmente, é empregado como combustível nos motores de explosão interna com ignição à faísca convencional ou por compressão e também como solvente.

A gasolina é obtida a partir do petróleo, em um recinto especial conhecido como refinaria; a refinaria é uma planta industrial que se ocupa da refinação do petróleo a partir de um procedimento especial que permitirá obter diversos combustíveis fósseis a serem utilizados em motores de combustão como: a gasolina que usamos os, o gasóleo, entre outros. Normalmente, a gasolina é obtida a partir da nafta de destilação direta, que se trata da fração líquida mais ligeira com a que conta o petróleo, exceto dos gases. Assim mesmo, pode ser obtido mediante a conversão de frações pesadas de petróleo, tal é o caso da gasolina vazia.

No entanto, é necessário que o produto da gasolina cumpra estritamente uma série de condições requeridas para que por um lado o motor funcione satisfatoriamente e outras tantas que tem relação com a questão ambiental e que na maioria dos países se encontram regulamentadas a partir de leis próprias da cada nação.

A indicação mais característica é a do índice de octano; ele nos indica a pressão e a temperatura na qual poderá ser submetido um combustível carburado, ou misturado com ar, antes de chegar a se auto detonar ao atingir a temperatura de autoignição. As gasolinas comerciais encontram-se classificadas em função de seu número de octanos.

GASOLINA ADITIVADA

No mundo industrializado a gasolina é um fluido vital e de alta importância para a movimentação de toda economia. Esse combustível é usado em automóveis em razão do seu alto poder de produzir calor e da facilidade de se misturar com ar. Ela também é utilizada como solvente de óleos e gorduras.

A gasolina é líquida, volátil, inflamável e constituída quimicamente de hidrocarbonetos. Em outras palavras a gasolina é feita de moléculas que são compostas por hidrogênio e carbono, dispostos em forma de cadeias. A gasolina que conhecemos é um produto derivado do petróleo, que em seu estado natural é um líquido pastoso. Este líquido pastoso traz uma mistura de gasolina, querosene, diesel e vários outros óleos. Nas refinarias tais óleos são separados. Cada um desses produtos possui um determinado ponto de ebulição, é a partir desse ponto de ebulição que são feitas as separações dos óleos. Hoje existe no mercado a utilização dos seguintes tipos de gasolina: a gasolina comum, a gasolina podium e a gasolina aditivada, sendo que essa última gera muitas dúvidas a respeito do seu uso em veículos automotores.

A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma. Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do motor, fazendo com que o mesmo estrague. A função dessa gasolina é manter o motor limpo, sem acúmulo de tais resíduos, permitindo que haja um bom fluxo de combustível e um melhor desempenho do motor.

São muitas as vantagens da gasolina aditivada, principalmente quanto à melhoria do desempenho do combustível. Muitas pessoas acreditam que essa gasolina aumenta a potência do veículo, melhorando seu desempenho nas ruas e pistas, o que não é verdade. A sua função não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com