Comercio Exterior
Monografias: Comercio Exterior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jivagokoerich • 25/2/2014 • 864 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem:
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Após a integração ao Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o México recuperou sua economia e atualmente é o maior exportador da América Latina.
De uma economia dependente de produtos do setor primário transformou-se em uma economia diversificada, exportadora de bens manufaturados. Esta mudança deve-se às empresas maquiladoras instaladas em seu território.
Com base no texto apresentado e em nossos estudos, pesquise as questões a seguir:
Atividade
1) Identifique e disserte, em um texto de no mínimo cinco linhas, sobre os benefícios que o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) trouxe para os países que o compõem: EUA, México e Canadá. (2,5 pontos)
Resposta : Acordando uma liberalização econômica, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países criou-se uma área de livre comércio entre os três países ,com custo reduzido para troca de mercadorias, teoricamente assim se fez o NAFTA. Na verdade Canadenses e Americanos beneficiando- se do México como mão de obra barata, podendo assim enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia. Com o tratado foram eliminadas as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitou-se o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países . Houve um grande investimento por parte das indústrias Canadenses e Americanas no México assim como seus investimentos, geraram-se empregos, como o desenvolvimento da infraestrutura e da indústria da construção, com as novas rodovias e aeroportos, prédios e casas, instalação de modernos sistemas de telecomunicações. Mesmo que nos valores e condições não aqui discutidas, não se pode negar que foi a partir desse tratado que a economia mexicana viu-se impulsionada. As empresas foram asseguradas no sentido de ter a proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes buscando estabelecer uma estrutura trilateral, para expandir e realçar os benefícios deste acordo. A finalidade é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna podendo a empresa produzir o que melhor lhe servir, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.
2) Defina o termo indústria “maquiladora”, identifique a região onde estão localizadas no México e qual o número aproximado de indústrias estabelecidas. (2,5 pontos)
Resposta: São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras, sem o pagamento de impostos para que os produtos sejam montados, sempre se beneficiando de uma mão de obra barata oferecida pelo país aonde se instalou a maquiladora para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Atualmente, existem mais de três mil
...