Como Fazer Um Plano De Exportação
Trabalho Escolar: Como Fazer Um Plano De Exportação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Priscilabrasil97 • 20/3/2013 • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 2.431 Visualizações
A empresa Dreams Shoes, fundada por Cristiane Xavier e Jayamme Patrício, em Janeiro de 2008, no estado do Ceará, faz nascer uma marca com um novo conceito em sandálias de couro. Em março do mesmo ano, a marca abriu sua 1° loja no shopping Benfica.
Com um forte conceito de qualidade e credibilidade, hoje a Dreams Shoes se consolidou no mercado unindo moda, qualidade e preço acessível aos seus produtos. Após 4 anos no ramo, ela está presente em 4 estados brasileiro com um total de 5 lojas.
Devido a esse mercado tão consolidado é que nós fundadores decidimos exportar nossos produtos. Hoje exportar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo tão competitivo, tão integrado e globalizado. Exportar surge como uma forma de diluir riscos e evitar instabilidade. O empreendedor não fica tão dependente do mercado, da economia e das mudanças políticas do Brasil.
Além do que exportar tem outras vantagens como:
• Aumento da lucratividade da empresa
• Melhoria no controle da qualidade
• Benefícios fiscais
• Estabelecimento de mercados alternativos
Sendo assim, decidimos exportar para o Chile, pois nos últimos três anos houve uma evolução bastante positiva do comercio Brasil-Chile. O Brasil hoje é o quarto sócio comercial do Chile. As exportações brasileiras beneficiaram-se do bom momento da economia chilena nestes últimos anos, com crescimento da economia elevação da renda e consumo.
O comercio varejista Chileno vem crescendo, alguns fatores contribuíram para isso, como criação de novos empregos, aumento do salário em 1,8% nos últimos 12 meses entre outros.
A posição privilegiada ocupada pelo Brasil no mercado chileno decorre, entre outros fatores, do elevado grau de complementaridade existente entre as duas economias, bem como o fato de que os produtos brasileiros costumam apresentar, em geral, nível tecnológico adequado e nítidas vantagens de preço em relação aos seus principais concorrentes.
Para isso fizemos uma pesquisa de mercado, a fim de evitar riscos e investimentos desnecessários, com apoio ao serviço de consultoria prestado pela Orientação Empresarial em Comercio Exterior do SEBRAE-CE.
Objetivos da pesquisa de mercado:
• Selecionar mercados para a venda de produto;
• Identificar tendências e expectativas;
• Reconhecer a concorrência;
• Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.
Alem de pesquisa no site www.fiec.org.br, vê apêndice.
Assim para entrar no comercio exterior fez-se necessário um plano de negócio, que será descrito abaixo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EXPORTAÇÃO
Perfil:
Produto: Calçados – Sandália, Botas e Cintos em Couro.
Empresa: Dreams Shoes
País-alvo: Chile
Público-alvo: Lojas de varejo de calçados situados em shoppings a fim de atender clientes que frequentam esses locais. As especificidades desses clientes serão reconhecidas ao longo do processo de inserção no mercado, estando a empresa disponível para flexibilização de suas estratégias com o propósito de atender melhor o cliente.
Pontos-fortes: Ser reconhecido internacionalmente pela qualidade, designer e preço acessível, sendo o Brasil, segundo o site do Brazilian Footwear o 3° maior produtor de calçados, 8° maior exportador de calçados e o 4/ maior consumidor de calçados e o Ceará o 2° maior exportador de calçados, sendo esses os diferenciais competitivos.
Desafios: Fazer com que os produtos sejam objeto de consumo feminino, pelo diferencial do designer, qualidade e preço.
Parceiros locais: Embaixada, Consulado Geral do Brasil, Câmara Chileno-Brasileiro, Câmara de Comercio Brasil Chile, Setor de Promoção Comercial-SECOM. Credenciamento no Registro de Exportadores e Importadores (R.E.I.), no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e também no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR).
Concorrentes: Demais exportadores de calçados de couro para o Chile que realizam atividade promocional no PDV e possuem parceiros locais.
Mix de Produtos: sandálias, botas e cintos de couro.
Mercados: Lojas de varejo principalmente em shopping centers. Primeiramente foi feito pesquisa pela internet e depois de contatos em feiras foi feito visitas pessoalmente.
Fatores que influenciam na compra em cada mercado:
Estratégia de inserção no mercado:
• INICIAL (1 ANO) - Visitas a lojas de calçados e vestuário e acessórios para mostrar o portfólio da empresa, vantagens, criação de website, o cadastramento da empresa e de seus produtos no BBO – Brazilian Business Opportunities (o diretório de exportadores brasileiros disponibilizado na página eletrônica da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios), além da participação em feiras internacionais, missões empresariais e rodadas de negócios.
• DESENVOLVIMENTO (1 ANO E 6 MESES) - Manter todas as atividades realizadas inicialmente, alterar os processos que tiveram falha e buscar se adequar cada vez mais ao mercado.
• MELHORIA CONTÍNUA (APÓS 2 ANOS) - Nesta fase o produto encontra-se em posição de vendas relevante, portanto deve-se manter os pontos fortes da empresa, corrigir falhas rapidamente e buscar a melhoria contínua a fim de se manter no mercado.
Cronograma Inicial: Realizar a primeira venda e Julho de 2014, com média inicial de US$ 200 mil e ter o objetivo de lucro em 1 ano de inserção no mercado exterior.
• No Brasil
Crescimento no mercado interno: A empresa já comercializa para a região Nordeste e está em processo de expansão para a região Norte.
Associação: Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.
Mercados-alvos: Lojas de Varejo localizadas em shopping para consumidores de classe média.
• No Exterior
...