Como o florescimento no trabalho influência a logística empresarial?
Por: Carol Blanco • 18/9/2018 • Artigo • 2.408 Palavras (10 Páginas) • 222 Visualizações
FLORESCIMENTO NO TRABALHO
Como o florescimento no trabalho influência a logística empresarial?
FLORESCIMENTO NO TRABALHO
Como o florescimento no trabalho influência a logística empresarial?
INTRODUÇÃO:
O florescimento no trabalho se apresenta como um objetivo de muitos profissionais que investem em suas carreiras nos dias atuais. Entretanto, pouco se sabe sobre quais fatores relativos à carreira que ajudariam o profissional contemporâneo a florescer.
Diante disso, surge o seguinte questionamento: Como o florescimento no trabalho influência a logística empresarial?
Em botânica podemos identificar que florescimento significa uma situação em que uma flor está no processo de maturação, o momento em que os botões das flores desabrocham e florescem. No sentido figurado, florescimento significa força e intensidade, pujança (direito ou poder de agir, de se fazer obedecer, poderio, domínio, grandeza).
Trabalho são conjuntos de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.
O florescimento no trabalho pode ser compreendido como uma forma de crescimento, conquista, satisfação e o desabrochar da carreira.
Ao iniciar uma trajetória profissional e delimitar objetivos e metas para a carreira, um dos anseios mais comuns é o desejo subjacente de sentir prazer no trabalho. É ilustrado através do trabalhador atual em busca da ascensão de sua carreira. No entanto, ainda restam algumas “fagulhas” que prejudicam o esclarecimento desse fenômeno.
Nesse projeto, foram citados e explanados os fatores que relacionam quais comportamentos influenciaria o profissional atual a desenvolver-se. Foram elaboradas duas hipóteses, são elas: a disparidade sobre o florescimento na carreira entre as camadas sociais, o planejamento de carreira dos indivíduos e qual a principal motivação dos colaboradores nas organizações.
Participaram deste estudo 22 profissionais, com idade entre 16 e 43 anos, atuantes na área de Informática com ênfase em Logística – constituintes de uma empresa desenvolvedora de um software de roteirização de entregas.
Uma vez que as pessoas estão cada vez mais responsáveis por suas próprias carreiras (Costa, 2010; Duarte et al.,2010) e, consequentemente, por seu sucesso profissional, o indivíduo enfrenta a necessidade de fazer as escolhas que são compatíveis com seu perfil para que possa tirar o máximo do seu trabalho e florescer. Porém, alcançar um estado de satisfação e bem-estar com a carreira representa um desafio para qualquer profissional, pois muitas vezes não se tem o conhecimento das estratégias necessárias para obter uma carreira de sucesso.
Palavras-chave: Ascenção, florescimento no trabalho, planejamento.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como o florescimento no trabalho influência a logística empresarial?
Como elencar a disparidade sobre o florescimento na carreira e quais as principais motivações dos colaboradores nas organizações?
JUSTIFICATIVA:
O cenário em que vivemos atualmente demonstra que o constante desenvolvimento das relações interpessoais e da tecnologia eleva a busca por indivíduos devidamente capacitados, o que leva a sociedade a um outro nivelamento, logo as pessoas precisam se adaptar a essas mudanças.
Essa conclusão se deu devido ao comportamento das organizações que são cada vez mais cobradas pelas pessoas com as quais mantém suas relações de trabalho, para que possam investir cada vez mais no desenvolvimento profissional dos colaboradores. As corporações, por sua vez, buscam o desenvolvimento contínuo para que possam manter as suas artimanhas competitivas; e os indivíduos, uma maior satisfação, seja ela hierárquica ou financeira, com base no florescimento no trabalho.
CONTEXTO:
Os questionamentos essenciais para o florescimento no seu plano de carreira são:
1. Em meu trabalho, as minhas relações sociais me dão suporte e são
recompensadoras.
2. Em meu trabalho, estou envolvido (a) e interessado (a) nas atividades
diárias que executo.
3. Em meu trabalho, contribuo ativamente par a felicidade e o bem-estar dos
outros.
4. Em meu trabalho sou competente e capaz de fazer as atividades que são
importantes para mim.
5. O meu trabalho contribuiu para que eu seja uma boa pessoa e viva uma
boa vida.
6. O meu trabalho contribui para que eu seja otimista acerca do meu futuro.
7. O meu trabalho contribui para que eu leve uma vida com propósito e com
significado.
8. Em meu trabalho, as pessoas me respeitam.
RELEVÂNCIA:
O resultado por essa busca incessante torna-se uma provocação no ambiente contemporâneo. Para que possamos defrontar esse desafio e subir as “escadas do sucesso”, é necessário encontrar uma relação estável no intuito de concretizar o seu desenvolvimento pessoal a fim de trazer segurança quanto a sua inserção e evolução no mercado de trabalho.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A importância de se investigar o florescimento no âmbito da carreira se relaciona à compreensão atual do sucesso da carreira, que está ligada a fatores intrínsecos, tais como satisfação, engajamento, significado, aprendizado e crescimento (Hall, Feldman & Kim, 2013).
Tal ideia também se associa ao conceito de carreira proteana (Hall et al., 2013), segundo o qual os indivíduos gerem sua carreira em função de seus valores primordiais e da busca de sentido. Porém, o que se observa nos dias atuais é um movimento justamente na direção contrária daquela proposta tanto pelo florescimento quanto pela carreira proteana.
É possível perceber que as queixas laborais em relação à sobrecarga de trabalho e condições inadequadas são cada vez mais frequentes.
...