Comunicação E Atendimento Ao Cliente
Exames: Comunicação E Atendimento Ao Cliente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodahora • 8/11/2014 • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 191 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos principais entender os meios de comunicação, e os diversos tipos de atendimento, por tanto, foi realizado pesquisas bibliográficas.
Desse modo nosso trabalho divide-se em três capítulos.
No primeiro capítulo apresentamos o conceito de qualidade na comunicação e a importância dela no âmbito hospitalar.
No segundo capitulo realizamos uma pesquisa de satisfação com o cliente interno e externo e descrevemos os processos de comunicação nas organizações de saúde, o atendimento dos médicos, como melhorar a comunicação dos técnicos de enfermagem e o atendimento do Callcenter, e seus pontos principais discutido em grupos.
No terceiro capítulo apresentamos o plano de ação para melhorar a gestão comunicação no setor hospitalar.
A Comunicação nas Organizações de Saúde
A comunicação do ser humano existe desde o nascimento, onde o primeiro som que se emite é o choro, mostrando que o ar invadiu os pulmões e deu-se o sinal de vida.
Desde os primórdios usavam sinais, desenhos, olhares, gestos, sons que pareciam mais grunhidos, mas que tinham um significado era uma forma de comunicação.
No mundo atual fala-se muito da importância da comunicação seja na família, na escola, na sociedade em geral, os meios de comunicação estão aumentando a cada dia.
Com a evolução industrial, a era da informática pode-se falar e visualizar o mundo inteiro com um simples toque. Esse progresso gerou uma competitividade muito grande entre as empresas, porque aquela que melhor se comunica, maior é sua chance de expandir.
Um dos setores em que a comunicação é primordial é na área da saúde. Antigamente os hospitais eram chamados de hotéis, hospedavam pessoas que necessitavam de uma assistência médica. Não havia muito cuidado no que tange ao bem estar e muitos desses hospitais ou hotéis abrigavam peregrinos e enfermos, que mais pareciam com depósitos de pessoas. Havia hospitais onde um leito era dividido por mais de um paciente, não havia preocupação com higiene, alimentação, contaminação e os cuidados eram vistos como caridade.
Com a revolução hospitalar, o avanço da medicina, cresceu e houve a necessidade de uma atenção maior no tratamento paliativo e curativo. Os hospitais modernizaram e veio adquirindo um aspecto menos frio, mais colorido e aconchegante, os próprios órgãos responsáveis pelos serviços prestados por um hospital passaram a exigir qualificação da equipe multiprofissional e o cliente externo passou a exigir melhor qualidade no serviço adquirido.
Os hospitais mudaram a política de gerenciamento reconhecendo que a qualidade total é uma importante ferramenta de gestão para sobrevivência da empresa, mas toda mudança exige um feedback. A empresa necessita desse retorno para corrigir os pontos falhos e se manter no mercado competitivo. Vários hospitais desenvolveram um modelo para avaliar a qualidade de serviços prestados, e alguns modelos foram direcionados ao cliente interno.
É muito importante para o hospital saber se o funcionário está trabalhando insatisfeito e quais os pontos que podem ser melhorados, porque o funcionário é um parceiro efetivo para empresa e funcionário insatisfeito gera desmotivação, baixo rendimento e prejuízo para a empresa.
Um setor muito importante a ser avaliado é o de telefonia (Call Center), todos os setores internos dependem desse serviço para se comunicar e é o primeiro contato do cliente externo com o hospital, normalmente acontece fia fone. Existe o modelo que pode ser preenchido pelo cliente externo onde pode ser avaliado o nível de satisfação, pois é muito importante saber se o cliente levará uma boa impressão da empresa e se indicará a empresa aos amigos ou retornará quando houver necessidade.
Pesquisa de Satisfação
Aplicamos um relatório que visa avaliar a satisfação do beneficiário quanto aos serviços prestados nos quesitos: de agilidade, comodidade, simpatia, infraestrutura e facilidade de acesso;
Identificamos também se o cliente se utilizou de algum canal de Atendimento do hospital, avaliando sua satisfação quanto a: tempo de espera, agilidade, simpatia, facilidade de acesso e conhecimento da informação.
A iniciativa visa identificar preventivamente eventuais problemas junto aos beneficiários e/ou situações de impacto que possa afetar à base de clientes. Estabelecer ações Preventivas e Corretivas.
Vejamos aqui o resultado de alguns desses modelos:
Formulário a ser preenchidos pelos Funcionários da UTI da Cardiologia.
1- Sexo
(x) Fem.
( ) Masc.
2- Idade
(x) Até 30 anos
( ) Acima de 30 anos
3- Quanto tempo trabalha na empresa?
( ) Menos de 2 anos
(x) De 2 a 5 anos
( ) A cima de 5 anos
4- Recomendaria vaga de emprego a seus amigos
(x) Sim - Por quê? Porque é uma empresa que visa melhorias cada vez mais crescentes na
área da saúde, investindo em equipamentos modernos.
( ) Não - Por que?
5- Está satisfeito com a política adotada pela empresa?
(x) Sim- Por quê? É uma empresa que valoriza o funcionário com bom salário e benefícios.
( ) Não – Por que?
6- Sente-se seguro em relação ao emprego?
( ) Sim - Por que?
(x) Não – Por quê? Devido à política nacional, vivemos uma instabilidade que nos deixa inseguros.
7- Está satisfeito com a forma que o chefe de setor comanda a equipe?
(x) Sim – Por quê? Por que procura manter a equipe unida, resolve os problemas que eventualmente aparecem rapidamente, tem ética no trato com o funcionário, respeitando sua
...