Comunidade
Artigos Científicos: Comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moeira • 23/3/2015 • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
2° SEMESTRE
Patricia Regina Rodrigues _ RA 9608512312
DESAFIO PROFISSIONAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
TUTOR: Rosecler Polinski
Hortolândia, 19 de Setembro, 2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é compreender o que é a TAA (Terapia Assistida por
Animais) e sua utilização. A utilização de animais com fins
terapêuticos já chega as, escolas, dentre outros, sempre promovendo melhoras significativas nas pessoas e nos ambientes. Com relação à Pedagogia pode-se verificar inúmeras contribuições,
destacando-se as mais citadas: mudanças comportamentais, sentimentais, afetivas, sociais de qualidade de vida e aprendizagem.
Para que o animal possa participar, ele deve ser avaliado por dois
profissionais: veterinário e psicólogo com especialização em comportamento animal. O primeiro será responsável pela verificação da saúde documental e
física do animal e o segundo, pela avaliação do comportamento quanto à
socialização, obediência e temperamento do animal. Somente após essas
avaliações os animais estará apto a participar das atividades propostas.
O principal objetivo é mostrar o que o animal pode nos favorecer no âmbito escola como:
. ligação com a natureza;
• oportunidade para desenvolvimento de sentimentos positivos;
• senso de responsabilidade;
• reforço da auto-estima e segurança emocional;
• socialização;
• contato - troca de afeto, que dá intimidade, essencial na Terapia;
• amor incondicional, sem julgamentos;
• prazer em rir e brincar com o animal;
• sensação de conforto e bem-estar;
• estímulo mental, físico e emocional;
• lembranças de memórias passadas
• melhora a concentração e a atenção;
PASSO 01: MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA
Nome da Escola: Paulo Nogueira Leão
Serie: 1° Ano
Numero de Alunos: 23 Meninas: 12 Meninos: 11
Perfil da Turma: É uma turma calma, realiza quase todas as atividades propostas com exceção de alguns alunos que apresentam dificuldades em relação ao comportamento e aprendizagem. Já foram tomadas algumas providencias como chamar os pais para uma reunião e foi acordado que precisavam de intervenção pedagógica e não apenas em casa. Esses problemas específicos com esses três alunos estão prejudicando e tumultuando o bom andamento da sala.
Alguns alunos já conseguem ler e escrever corretamente, entretanto outros tem dificuldade nas palavras, trocam letras e não sabem soletrar e nem junta-las, trocam letras como por exemplo: “ B-P; D-T”, motivo pelo qual selecionamos em reunião do conselho trabalharmos com essa turma usando a TAA.
O objetivo desse trabalho e acolher e trazer para junto dos demais alunos os alunos com as dificuldades de aprendizagem e comportamentais, e através da zooterapia buscar melhorar a interação e comportamento dos alunos, fazendo com que se dediquem a uma atividade prazerosa e educativa.
PASSO 2: SELEÇÃO DE 2 ALUNOS COM PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS EM SALA DE AULA.
Nessa turma há dois alunos com dificuldade comportamental são eles: o aluno Lucas Pereira dos Santos 6 anos, e Ana Beatriz Barbosa de 7 anos.
,
O aluno Lucas tem uma enorme dificuldade em ficar sentado para fazer as atividades, anda pela sala tirando a concentração dos demais alunos e quando não lhe dão a devida atenção fica agressivo, grita, chora e fala palavrão, com esse comportamento os demais alunos se afastam e não querem nem brincar com o Lucas nem nas aulas onde se propõe o entrosamento da sala.
Em reunião com os pais os mesmo dizem que ele é assim mesmo, que ate com os irmão ele é agressivo, foi percebido que em casa o aluno faz o que quer já que é o caçula de 3 filhos com idades acima de 12 anos.
A aluna Ana Beatriz faz todas as tarefas proposta sem dificuldade, porém gosta de atenção, quer que tudo gire em torno dela, humilha as amiguinhas no que se diz respeito a material e roupas. A aluna e respondona e quando não faz o que ela quer chora e grita como se todos fossem obrigados a ouvi-la.
Em uma conversa com os pais os mesmo dizem que esse comportamento se da devido a Ana ser filha única e única neta de ambas as partes portanto todos fazem sua vontade deixando de lado a responsabilidade de educá-la para o mundo, os pais concordam que Ana precisa de um limite porém reclamam que os avos paternos e maternos não os deixam dar esse limite, se intrometem em sua educação já que moram todos muito próximos.
PASSO 3: ALUNO COM PROBLEMA DE APRENDIZAGEM E NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.
O aluno José Pereira da Matta tem 6 anos e tem dificuldade na aprendizagem, devido a essa dificuldade ele não consegue ficar quieto
...