Configuraçoes Eletrônica
Dissertações: Configuraçoes Eletrônica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatianeslv9 • 6/5/2014 • 419 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O ensino tradicional a tempos que não atende mais as necessidades vigentes da educação numa sociedade onde “os conhecimentos mudam com enorme rapidez” (SILVA e NUÑEZ, 2007, p. 2). Esta forma de ensino foi tornando-se cada vez mais ultrapassada a medida em que tais necessidades foram surgindo. Em um momento não tão distante de nossa época, a preocupação com o rumo em que a educação estava seguindo, tomou conta de muitos pesquisadores engajados com a causa, desta preocupação e consequente exaustivos trabalhos, surge a proposição de novas formas e propostas de ensino.
Alguns países como os EUA, foram pioneiros na implementação de metodologias inovadoras de ensino na área da educação, especialmente em educação química. Acreditava-se que, de início, a implementação destas inovações resolveriam o problema, mas com o passar do tempo, os resultados não mostraram-se satisfatórios. Assim, ficou claro que era necessário uma revisão das novas metodologias, uma revisão na forma de como era aplicada e do que levar em consideração, tal revisão objetivava o aperfeiçoamento dos métodos até então utilizados.
De lá para cá, houve um aumento expressivo de pesquisas na área de educação, e como resultado, constata-se que hoje há uma discussão bastante acalorada sobre os modelos de ensino que surgiram destas pesquisas, bem como as fundamentações que precedem cada proposta/modelo.
Em nosso trabalho, apesar de existirem tantas outras, o enfoque será dado a proposta de aprendizagem por pesquisa orientada como ferramenta de aprendizagem que potencialmente conduz a mudança ou evolução de conceitos. Nessa perspectiva, os alunos foram incentivados a fazerem uma pesquisa para responder a situação-problema proposta, qual seja: Por que muitos materiais ao serem aquecidos emitem diferentes tonalidades de luz? Os resultados se mostraram satisfatórios, os quais serão detalhados mais adiante.
Mas antes disso, faremos uma breve discussão e consequente crítica a aprendizagem por modelo de mudança conceitual, não à aprendizagem em si, mas ao modelo como forma de aquisição de conhecimentos. Para tanto, tomamos como base o texto dos autores Silva, Silva A. e Nuñez na obra Fundamentos do ensino-aprendizagem das ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio de Nuñez e Ramalho (Orgs.), publicada em 2004 pela editora Sulina.
2. OBJETIVOS
Geral
Promover a mudança ou evolução de conceitos dos alunos sobre o modelo atômico de Rutherford-Bohr por meio da pesquisa orientada
Específicos
• Situar as alunos acerca dos modelos atômicos até o modelo de Thomson, numa perspectiva histórica.
• Levantar as ideias prévias dos alunos sobre a estrutura atômica e a natureza elétrica da matéria.
• Propor uma situação-problema e sua resolução a partir de uma pesquisa orientada.
• Detectar a mudança ou evolução conceitual.
...