Consultoria em diagnóstico empresarial: Sertoplan
Por: brunogotyc • 25/10/2016 • Artigo • 1.313 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
Proprietário: Hilton Lima Barros
Endereço: Rua Ministro Jonas, 218, Centro, Sítio Novo - Ma.
Telefone/email:: (99) 98234-4025 hhhilton@bol.com.br
Responsável pela elaboração deste relatório: Wend Elyzia Milhomem Mota
Consultoria em diagnóstico empresarial
Apresentação:
A empresa Sertoplan atua no mercado há trinta e nove anos no ramo de topografia. Possui dois funcionários, além do proprietário que também é topógrafo. O mesmo ainda acumula as funções de servidor público, contador e produtor rural.
Este trabalho foi realizado a partir da necessidade de realização de diagnóstico empresarial.
A dinâmica do trabalho consistiu em observação direta através de visita à empresa, avaliando os itens citados mais adiante, a partir das informações coletadas foi feita a análise dos dados, o que resultou neste relatório.
Através deste relatório espera-se que os empreendedores atendidos possam ter a direção necessária para fazer um planejamento das ações que necessitam implementar em suas empresas.
Espera-se que de posse desse relatório o empreendedor tenha a convicção de que tudo está sempre mudando, as oportunidades de bons negócios surgem de forma tão inesperada como desaparecem, mas o empreendedor não pode ficar de braços cruzados esperando pela sorte. Para vender serviços e produtos e vencer no mercado é necessário muito profissionalismo e competência, que podem ser conseguidos com constante busca de informações, conhecimento e utilização de métodos e técnicas de vendas de comprovada eficiência.
Indo de encontro aos interesses e expectativas ao oferecer-lhe a oportunidade de refletir sobre sua forma de atuação, de conhecer e praticar técnicas e estratégias para conquistar, manter e encantar o cliente, que é o inicio, meio e fim das ações das empresas, esta programação fora desenvolvida para isto.
Acreditamos que num mundo cada vez mais globalizado a competitividade chega aos lugares mais “pacatos” e massacra os grandes centros urbanos. A empresa que quiser entrar, crescer e se manter firme no mercado, durante quantas décadas forem possíveis, precisa ter competência para competir!
Acreditamos, ainda, que tecnologia, processos, produtos, preços e formas de pagamento são recursos perfeitamente “clonados”, copiados, imitados e, o que é pior, aperfeiçoados pelos concorrentes mais empreendedores!
E que as PESSOAS tornaram-se o principal motivo de escolha e preferência dos clientes, pois, são elas as principais responsáveis pelas experiências vividas pelo cliente com a empresa! Quanto mais criativas, eficientes, comprometidas e unidas forem, mais imbatíveis serão! São elas que JUNTAS “criam” uma EQUIPE, responsável pelo sucesso de qualquer produto, serviço e negócio!
Espera-se que você de posse deste material que está composto pela metodologia utilizada, descrição da experiência vivenciada durante as entrevistas e visita de observação direta, bem como sugestões de melhoria do visual de loja e eficiência da gestão, possa filtrar e de forma processual possa colocar em prática tudo que fora sugerido para que os resultados possam ser melhorados e assim conquistem e mantenham ao longo da História muitos clientes felizes e satisfeitos!
PROGRAMAÇÃO
Este trabalho está dividido em três etapas, a saber:
- Coleta de informações:
Entrevista com o empresário(a) e Observação Direta.
Neste momento, conforme agendamento realizado é feita a visita ao cliente com o objetivo de entrevistá-lo e buscar evidências através da observação direta, foi utilizado o registro fotográfico para reforçar os dados coletados. Nesta fase, é seguido um roteiro de verificação in locuo e é claro, que pode surgir um item novo de acordo com o ramo de atividade em questão.
- Análise dos dados obtidos
Descrição da Experiência, Percepções e Comentários.
Tudo aquilo que foi observado durante a visita e entrevista com o(a) empreendedor(a) foi analisado e a consultora organizou um quadro com as percepções das situações observadas bem como, as ações sugeridas.
- Elaboração da devolutiva
Relatório com Ações Sugeridas.
Finalizando a programação, entregamos este diagnóstico, onde descrevemos toda experiência vivenciada pela consultora, as percepções apreendidas, assim como, comentários e sugestões de ações consideradas relevantes e que poderão contribuir para o aperfeiçoamento do visual da loja e da gestão da empresa.
Este diagnóstico servirá como um “mapa de percurso” e guia de implantação das melhorias sugeridas.
No quadro a seguir encontram-se os itens que foram observados e a análise dos mesmos. A consultora apresenta algumas sugestões/orientações consideradas importantes para a melhoria do visual da loja e da gestão, com foco na satisfação do cliente, na promoção das vendas, na diferenciação da empresa em relação à concorrência e na gestão eficiente. Assim estão enumerados alguns feedbacks considerados relevantes para o fortalecimento e sucesso da empresa.
2. QUADRO DAS SITUAÇÕES ENCONTRADAS, PERCEPÇÕES E FEEDBACK DA CONSULTORA.
Nº | ITENS OBSERVADOS | SITUAÇÕES ENCONTRADAS | PERCEPÇÕES E FEEDBACK DA CONSULTORA |
01 | AMBIENTE EXTERNO | Localização: o escritório fica localizado numa região central da cidade ao lado da câmara municipal numa rua residencial mas, que fica próxima das ruas mais comerciais. Visibilidade: A visibilidade é média, pois, a placa não é muito atrativa. Acesso: De fácil acesso. Acessibilidade: Itens de acessibilidade inexistentes (calçada acessível, portas largas, etc). Interferência: não há interferências significativas. Vizinhos: A vizinhança é composta por residências e lojas comerciais. Aparência da fachada: A fachada tem boa visibilidade. Não possui iluminação no letreiro. |
|
02 | AMBIENTE INTERNO | Neste item irei expor as sugestões, porém, como visitei o empreendedor em seu outro local de trabalho, do seu escritório só conheci mesmo a fachada. Assim, irei colocar as sugestões com base no que conversamos. . |
|
03 | MARKETINK E FINANÇAS | Atendimento ao cliente: não desenvolve estratégias para aumentar o número de clientes, não possui o cadastro organizado dos clientes, não faz pós-venda. Divulgação; propaganda na rádio local. Concorrentes; não os considera concorrentes. Colaboradores: possui dois funcionários. Vendas: não tem metas de prestação de serviços. Financeiro: não faz a separação dos caixas das diferentes atividades que desenvolve, não faz os cálculos das vendas (receita total), da margem de contribuição, da lucratividade e da rentabilidade, reserva para imprevistos, capital de giro, fluxo de caixa, investimentos, |
|
...