Contabilidade Eleitoral
Por: Julianne De A. Duarte • 1/5/2018 • Exam • 264 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
CONTABILIDADE ELEITORAL: PRESTAÇÃO DE CONTA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE SOCIAL.
Julianne de Arruda Duarte, Thaís Rabelo Alves Valente e Prof.ª Me. Nayara Côrtes Filgueira
Duartecontabilidade@live.com
O Brasil tem passado nos últimos anos por constantes escândalos de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e apropriação indevida de recursos públicos, por parte dos representantes da nação. Todavia deve-se observar de forma mais ampla como vinha sendo dirigido e orquestrado o processo eleitoral. Em 2002, a Justiça eleitoral torna obrigatório aos candidatos a cargos eletivos apresentação de demonstrativos que demonstrasse todos os recursos recebidos, serviços contratados e em geral todas as despesas de campanha.
Em 2014, devido a alterações e exigências por parte do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, face necessário à assinatura do profissional de contabilidade, assim como paira em sua responsabilidade a elaboração de relatórios inerentes à campanha. De forma a deixar mais lisura e transparência as prestações de conta, assim como resolver questões que outrora eram motivo de debate social, como os agentes financiadores de campanha: se público ou privado, a licitude destes financiamentos, e critérios adotados para analisar as prestações de conta.
Com as novas mudanças surge afetivamente o emprego da contabilidade eleitoral, uma área pouco explorada.
A essência deste trabalho foi apresentar através de estudo de caso todo andamento das prestações de contas eleitorais, atualizações e como a contabilidade tem contribuído para que este processo tornar-se cada vez mais transparente e com técnicas de fato reconhecidas dadas a relevância do assunto. Trazendo a cunho público um processo ainda pouco explorado pela população em geral para que esta possa desempenhar o controle social através de um processo transparente.
...