Contexto Social
Artigo: Contexto Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hotgirl • 18/9/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
Contexto social
Nos anos 40 o mundo passava pelo intervalo entre o primeiro e o segundo conflito mundial e ideologias nazistas dominavam países, incluindo o Brasil. Isso influenciou os poemas de Sentimento do Mundo, revelando a preocupação de Drummond com as transformações que o mundo viria a sofrer, tanto com a campanha nazista de Adolf Hitler, como com a ditadura que Getúlio Vargas aplicava em terras brasileiras.
Dentro deste panorama, o poeta aborda temáticas políticas e sociais, assuntos considerados novos em sua poesia naquela época, que se consolidariam na obra de 1945, A Rosa do Povo. Entre estas leituras que Drummond faz sobre o contexto social da época pré Segunda Guerra, aparece em sua poesia uma acidez que o revela como um poeta irrequieto. Apesar disso, a delicadeza e a sua visão lúcida e subjetiva da realidade ainda continuam a fazer parte de seu estilo.
Encontra-se nas linhas de Sentimento do Mundo um traço corrosivo e preciso. Uma característica da poesia de Carlos Drummond que, nesta obra, encontra a apreensão quanto aos caminhos escolhidos pelos seres humanos. Apesar das preocupações, a obra apresenta o poeta individualista, que aparecia em Alguma Poesia, tornando-se mais consciente do mundo, mas sem esquecer a emoção:
Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre. (“Mundo grande”, Sentimento do mundo)
Em vários trechos dos poemas de Sentimento do Mundo encontramos o “nós”. Este “nós” seria a esperança sublimada em um futuro, mas que nunca aparece no presente. Esta esperança aparece em partes como o sorriso de um operário, (“Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido”), a alvorada, (“Aurora, / entretanto eu te diviso, ainda tímida, / inexperiente das luzes que vais acender”), entre outras.
Estrutura do Livro
Publicado pela primeira vez em 1940, "Sentimento do mundo" é a terceira obra de Drummond e reúne 28 poemas. Neste livro, o poeta abraça de vez a poesia de cunho social, refletindo o momento de instabilidade e inquietação dos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Porém, a temática do eu (a terra natal, o indivíduo, a família etc.), muito presente nos seus livros anteriores, ainda aparece com destaque em Sentimento do Mundo.
Deste cruzamento entre o "eu" e o mundo, surge uma poesia mais compromissada e um poeta mais consciente diante de importantes questões humanas e das complexas relações que o homem trava com seu tempo, em uma linguagem seca e precisa.
Não há, entretanto, otimismo na visão do poeta. É sombria e pessimista a visão de mundo que se justapõe à esperança da revolução e da utopia. Assim, dor e esperança são os temas básicos que regem os poemas de Sentimento do Mundo. Uma dor, talvez, maior que a esperança que a contempla, ou talvez esta não esteja tão próxima dos homens. A dor é o "Sentimento do Mundo"; dor de todos os homens e que se concentra em um só.
...