Criminalidade
Trabalho Universitário: Criminalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: htadarla • 12/11/2013 • 481 Palavras (2 Páginas) • 697 Visualizações
No passado, houve muitas divergências quanto ás características do criminoso, em relação ao crime, para alguns formadores de opiniões, o criminoso já nascia predestinados a cometer crimes, sendo impossível escapar de tal situação. Para outro, o criminoso fazia parte de uma desorganização social ,um outro, defendia á tese que o criminoso tinha características em sua personalidade, dessa forma, já definia á proporção de criminalidade devido ás formas de elevação que tinha na cabeça.
Contrapondo todas essas idéias , surge a Escola Clássica, defendendo ter o criminoso um livre arbitro em suas vontades e decisões, acreditando que a pena para este tipo de agressor, seria um mal que simplesmente justificaria o crime.
Para outro, o criminoso tinha reações delituosas, por seu sistema nervoso central ser defeituoso.
Foram muitos os pensadores que contribuíram para tentar desvendar o que passava na mente de um criminoso e quais os fatores os levavam a ter tais comportamentos.
Lombroso , em sua teoria, chega a uma conclusão que o criminoso nato é diferente desde sua origem , já nasce diferenciada das pessoas normais.Para garófalo, o criminoso apresenta uma disfunção moral ou psíquica .Surge então, uma terceira escola , que pegou todas as idéias anteriores ,clássicas e positivistas e em sua defesa ,tenta conciliar uma Reforma Social como imperativo no Estado na luta contra a criminalidade, acreditando ter a pena,uma finalidadede defesa social. Lombroso então,vai além, molda o perfil do criminoso, defendendo a teoria de que o crime é um fenômeno natural , necessitando de estudos para poder entender suas causas, e evitar as conseqüências, curando sua origem, ou seja, cortando o mal pela raiz, através de programas preventivas, de acordo com sua realidade , utilizando métodos científicos, pois mesmo sendo um criminoso, ainda é um ser humano.
INTRODUÇAO
No tempos antigos a sociedade pensava-se que o criminoso já nascia com a criminalidade.
Temos como proposta mostrar quais fatores sociais podem interferir na criminalidade e quais as consequências impostas pelo Estado. São varias causas que levam um individuo a criminalidade de todas as classes sociais
Devido ao pouco espaço de tempo, não apresentaremos dados científicos e sim, partiremos do método dedutivo. Dividiremos o trabalho em três partes.
No primeiro momento, faremos um breve relato sobre o surgimento da criminologia e as características relevantes das Escolas Clássicas e Positivas.
No segundo momento, falaremos da criminologia e os fatores determinantes, que podem influenciar um comportamento delituoso, e por último , as causas sóciais que levam um sujeito a cometer crimes e quais as respostas para determinado comportamento que Estado oferece como forma punitiva.
...