TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica ética humanização

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

No passado sem a existência de técnicas especificas e os equipamentos de saúde, os hospitais do século XVIII eram como instituições para os pobres do qual tinham a função de os tirarem da rua por serem certas “ameaças” a sociedade mais privilegiada, sendo levados a essas instituições os pacientes temiam mais o sofrimento do que a própria morte. Após o século XVIII, ainda com certo aprimoramento de técnicas e maneiras de lidar com doenças do qual havia tal preconceito, as pessoas sempre procuram o hospital para a cura dos seus males e alivio de seu sofrimento, trata-se de uma busca não só técnica do caráter e do conhecimento. O sofrimento humano diz muito mais a respeito à ética do que técnica, porém os profissionais só tem a técnica à oferecer , esquecendo-se que o ser humano precisa também ser tradado como tal , esquecendo da sua parte emocional e psíquica.

A desumanização na área da saúde hoje em dia, se tornou "normal" aos olhos de todos, os médicos já não ouvem mais os pacientes, não se comovem mais com nada, principalmente na hora de um diagnóstico mais sério, não que devessem esconder de seus pacientes a atual situação, mas a forma de falar pode ser diferente e causar menos impacto, em muitos casos conversar com familiares é uma solução mais humanizada do que ser só o paciente e o profissional da saúde. Temos também as instituições e o sistema como um todo, se a instituição não oferece o recurso necessário para o profissional, que é o que acontece na maioria dos casos, o profissional desanima e isso causa uma insatisfação nos atendimentos refletindo nos pacientes.

O tratamento médico deveria ser para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas alguns profissionais são insensíveis a esses valores, não ouvindo os pacientes e negando a possibilidade de um questionamento simplesmente vendo a classe socioeconômica de seus pacientes perdendo a noção de seus valores éticos.

Façamos um comparativo do século XVIII ao século XX em questão a ética é bem notável a diferença da qualidade em atendimento e resultados eficazes para a humanidade.  Se os profissionais da saúde se submetessem a fazer o atendimento com mais atenção seja a qual: dar suporte de informação sobre a tal doença, o ajudar com as queixas de dores ou até compreender e dar um amparo psicológico, respeitar o modo e a qualidade de vida do paciente, respeitar a privacidade e integridade.  E depois de todo o tratamento o profissional tem uma nova técnica, ou seja, a cada paciente um novo conhecimento seja como o tratar emocional, ou pelo conhecimento técnico e científico.

O processo de implantação de ações humanizadas ainda caminha a passos lentos, mas mesmo assim já é um avanço para que a humanização esteja junto ao atendimento do SUS trazendo além dos tratamentos técnicos o olhar humano aos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com