Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema
Por: zetman • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.854 Palavras (12 Páginas) • 207 Visualizações
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE FIGURA 6
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 8
3.3 EXEMPLO DE linguagem C# 9
4 CONCLUSÃO 1
INTRODUÇÃO
Baseado no cenário proposto apresentaremos aqui um estudo de caso do Controle de Ordem de Serviços e Reparos Automotivos, bem como uma implementação de sistema baseado na linguagem C#, em torno da Oficina Mecânica “Chave de Rodas”. Esperamos que ao final da leitura deste trabalho o leitor possa se familiarizar a como aplicar de modo prático todo o conhecimento obtido através das matérias ministradas até momento no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
DESENVOLVIMENTO
sta produção te xtual tem co mo o bje ti v o abordar al guns concei to s teóri cos e p ráti cos
sobre o estudo, análi se e de se n volvimento de si s te ma, mos trar a prototi p ação e parte do códi go
- f onte util izado, al ém dos pass os ne ces sários para a apre se nta ção de ste estudo de caso
sta produção te xtual tem co mo o bje ti v o abordar al guns concei to s teóri cos e p ráti cos
sobre o estudo, análi se e de se n volvimento de si s te ma, mos trar a prototi p ação e parte do códi go
- f onte util izado, al ém dos pass os ne ces sários para a apre se nta ção de ste estudo de caso
Esta produção te xtual tem co mo o bje ti v o abordar al guns concei to s teóri cos e p ráti cos
sobre o estudo, análi se e de se n volvimento de si s te ma, mos trar a prototi p ação e parte do códi go
- f onte util izado, al ém dos pass os ne ces sários para a apre se nta ção de ste estudo de caso.
Esta produção te xtual tem co mo o bje ti v o abordar al guns concei to s teóri cos e p ráti cos
sobre o estudo, análi se e de se n volvimento de si s te ma, mos trar a prototi p ação e parte do códi go
- f onte util izado, al ém dos pass os ne ces sários para a apre se nta ção de ste estudo de caso.
Esta produção textual tem como objetivo abordar alguns conceitos teóricos e práticos sobre o estudo, análise e desenvolvimento de sistema, mostrar a prototipação e parte do código - fonte utilizado, além dos passos necessários para a apresentação deste estudo de caso.
sta produção te xtual tem co mo o bje ti v o abordar al guns concei to s teóri cos e p ráti cos
sobre o estudo, análi se e de se n volvimento de si s te ma, mos trar a prototi p ação e parte do códi go
- f onte util izado, al ém dos pass os ne ces sários para a apre se nta ção de ste estudo de caso
EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
3.1 tarefa
Quando o cliente trouxer um carro para reparo, o registro de seus dados deverá ser feito, bem como do veículo, caso ainda não seja cadastrado. Daí será aberta uma ordem de serviço com alguns dados básicos e a descrição dos reparos a serem feitos no veículo. Por conseguinte, o veículo será encaminhado para uma avaliação, onde será orçado as peças a serem utilizadas no reparo e seus valores. Finalizado este passo, o cliente receberá via sistema o orçamento e dará sua aprovação ou não. Sendo aprovado, o reparo será feito e , após a conclusão , o veículo será liberado para entrega. Em caso de reprovação do orçamento o carro ficará disponível para retirada.
A partir daqui mostraremos o Diagrama de Caso de Uso e o Diagrama de Classe , repesentando em cada classe seus atributos e operações.
Nos diagramas de caso de uso mostrados abaixo, mostramos o que as funcionalidades da aplicação e sua interação como usuário.
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Ilustração 1: Caso de uso
Em u m di agrama de cl asse p ode mos obse rvar as inf ormaçõe s e strutu rais de u m objeto,
usadas pe l a apl i cação. A s i nf ormaçõe s s ão de scri tas, cl asse s e rel açõe s são de mons tradas
graf i came nte de aco rdo com sua i nte rli gação às tabel as n a base de dados , nos nós XML o u n as
composi çõe s de outros objetos de sof tware.
Em um diagrama de classe podemos observar as informações estruturais de um objeto, usadas pela aplicação. As informações são descritas, classes e relações são demonstradas graficamente de acordo com sua interligação às tabelas na base de dados , nos nós XML o u nas composições de outros objetos de software.
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Ilustração 2: Diagrama de classe
3.2 Tarefa 2
No que diz respeito à modelagem conceitual construímos aqui o Diagrama de Entidade e Relacionamento, identificando as entidades, atributos e os relacionamentos com cardinalidades . Já quanto ao modelo lógico, definimos as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade e referencial.
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Ilustração 3: DER conceitual
3.3 Tarefa 3
A estrutura de dados utilizado foi fila onde a ordem de saída dos elementos se dá com a retirada do primeiro elemento que entra na estrutura, basicamente como uma fila em um caixa de supermercado, onde a primeira pessoa e atendida vai sempre a que chegar primeiro. Com base nesse critério, quem for chegando por último deve ir aguardando na fila até ser atendi do. Apresentamos à seguir as etapas de inserção em fila utilizando a linguagem C#:
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