Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Por: 47543001 • 20/2/2024 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 61 Visualizações
SISTEMA NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM-02
RELATÓRIO TÉCNICO
SALVADOR – BA
2023
[pic 1]
CURSO: Técnico Em Segurança Do Trabalho
TURMA: T.06-2023/2
UNIDADE: Dendezeiros.
UC: Gestão De Pessoas
DISCENTE: Ana Cristina Dos Santos Mota
DATA: 20/10/2023
Trabalho apresentado como forma de avaliação para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
Tutor:
Topson Andrade dos Santos
SALVADOR/BA
2023
[pic 2]
GESTÃO DE PESSOAS - Situação de Aprendizagem-02
De acordo com o texto apresentado na SA2, que está abrangendo uma série de conflitos no ambiente de trabalho, foi claramente identificado que o João está com uma doença psicossomática.
No ambiente de trabalho essa abordagem da suporte a uma atitude ética nas exigências da condução humana. A atitude ética deve ocorrer desde a identificação, eliminação, neutralização ou controles ocupacionais do ambiente físico. Verifica-se que João vem se estressando cada vez mais, e cada vez menos ele descarrega ou não sabe lidar com essa energia acumulada, seja fisicamente ou psicologicamente. O resultado são as várias doenças desencadeadas pelo estresse.
A psicossomática busca um entendimento da relação mente-corpo e dos processos de adoecimento sendo que o processo de somatização consiste na manifestação de conflitos e angústias por meio de sintomas físicos. Essa relação de causa e efeito, na prática requer a atuação de equipe multidisciplinar onde atue o psicólogo.
Algumas recomendações podem ser iniciadas para que João possa ter qualidade física e mental para continuar realizando o seu trabalho de forma saudável e harmoniosa.
SUGESTÃO 01
Oferecer terapia e ajuda psicológica como benefício corporativo.
A terapia é muito poderosa quando assunto é estresse. Uma boa opção são os planos de saúde e/ou apoio psicológicos gratuitos, mas no caso de João onde a saúde mental já está bastante abalada, assim como o de toda sua equipe, nesses casos é fundamental oferecer um apoio de profissional especializado para essa assistência. É de extrema importância que o RH busque iniciativas para garantir um bom ambiente de trabalho. Dessa forma a empresa demonstra preocupação genuína e fornece todo o auxílio necessário.
SUGESTÃO 02
Criar uma agenda equilibrada de trabalho para João.
Pedro pode delegar tarefas a outros profissionais a fim de ajudar o João a se manter confiante e disposto a fazer suas atividades com maior segurança, assim irá diminuir a pressão do estresse pelo excesso de trabalho.
Vai melhorar o desempenho, pois o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não entrará em conflito, e assim os desentendimentos dentro do local de trabalho ir aos poucos se amenizando.
[pic 3]
SUGESTÃO 03
Incentivar a prática de Atividade Física
...