Curso de Agronomia Disciplina de Olericultura
Por: Joao Grande • 18/4/2023 • Abstract • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Cariri
Curso de Agronomia
Disciplina de Olericultura
Questionário de revisão 1ª AP
Unidade II-Tomate
NOME DO ESTUDANTE:__________________________________________
- Diferencie detalhadamente o tomateiro (Solanum lycopersicum L.) do grupo de mesa e do grupo industrial em relação as seguintes características:
- Espaçamentos utilizados;
- Habito de crescimento das plantas;
No tomate de mesa o crescimento é indeterminado, já no grupo industrial o crescimento é determinado.
- Tratos culturais;
No tomateiro para mesa geralmente ocorrem o tutoramento, amontoa, irrigação, desbrota, amarrio, raleio, desfolha e capação. Já no tomate para industria ocorre apenas a amontoa e irrigação.
- Colheita e ponto de colheita.
No tomate para agroindústia, a colheita é feita de forma manual ou mecanizada, quando os frutos estão maduros ou quase maduros, exigindo alta quantidade de licopeno, com uma a duas colheitas.
No tomate de mesa a colheita é feita de forma manual, com o fruto “de vez”, sendo essa colheita feita várias vezes.
- As cultivares de tomateiro são classificadas em grupos, cite quais são eles e três características de cada.
Santa Cruz – indeterminado, campo aberto, oblongo
Salada - indeterminado, globular, campo aberto e estufa.
Cereja - indeterminado, Oblongo/globular, campo aberto e estufa.
Italiano - indeterminado, alongado, campo aberto e estufa.
Agroindustrial - indeterminado, piriforme ou oblongo , campo aberto.
- Qual o objetivo do melhoramento genético em incorporar a característica longa vida na cultura do tomateiro? Quais são as possibilidades para se criar/obter uma cultivar híbrida de tomateiro do tipo longa vida?
Para que o tomate demore mais a iniciar o seu período de deterioração, tendo mais vida de prateleira.
Existem três possibilidades para se criar/obter uma cultivar híbrida de tomateiro do tipo longa vida:
• Através de métodos convencionais de melhoramento genético, onde se busca, através da seleção de parentais superiores;
• Através de métodos convencionais de melhoramento genético pela utilização de mutantes de amadurecimento;
• Através de técnicas da moderna biologia molecular, conhecidas como transgênicas. Uso de transgênicos homozigotos de orientação (senso e antisenso) de translação do DNA e de transcrição de mRNA, que interferem na produção de etileno e na produção e/ou atividade de enzimas envolvidas no processo do amadurecimento normal do fruto do tomateiro.
- Discorra sobre as principais fases da cultura do tomate e o efeito das condições climáticas sobre estas.
As fases da cultura do tomate são: Germinação; Desenvolvimento vegetativo; Floração; Vingamento; Crescimento do fruto. Temperaturas baixas retardam germinação e desenvolvimento, Acima de 35 ºC há prejuízo na frutificação; A planta requer em torno de 1.000 mm/ano, O tomateiro precisa de variação de temperatura de 21-28 ºC no dia e 15-20 ºC à noite, Tropical de altitude, Subtropical e Temperado.
- Porque a colheita do tomate é feita de forma escalonada?
Porque o tomateiro apresenta frutos em diferentes estagios de desenvolvimento.
- Explique dois tratos culturais para cada hábito de crescimento do tomate: determinado; semi-determinado e indeterminado. Descreva os sistemas de tutoramento do tomate para mesa.
- No hábito determinado, amontoa e irigação. A amontoa é a prática de colocar terra no pé da planta, com o intuito de aumenta o sistema radicular e consequentemente a capacidade da planta absorver mais nutrientes.
- No hábito semi-determinado, tutoramento e desbrota. O tutoramento consiste em amarrar varas em cada planta, com o intuito de auxiliar para onde a planta deve crescer, evitando o tombamento da planta por causa do peso dos frutos. A desbrota consiste em eliminação dos brotos quando estes estão com 2 a 5 cm laterais que surgem nas axilas de cada folha, com o intuito de reduzir o número de ramos na planta e consequentemente a competitividade por assimilados das pencas.
- No hábito indeterminado, desfolha e capação. A desfolha também é feita no crescimento semi-determinado, e consiste no arranque de algumas folhas, com o intuito de melhorar o arejamento e iluminação da planta. A capação é feita apenas nas plantas de crescimento indeterminado, e tem o intuito de cessar o crescimento da planta.
...