Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
Por: Sara Altenhofen • 7/12/2019 • Trabalho acadêmico • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 210 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Novo Hamburgo/RS
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
WAGNER BERGMANN NAGEL – RA: 5250899280 – PROCESSOS GERENCIAIS
PROINTER I – RELATÓRIO PARCIAL
Disciplinas Integradoras:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
___________________________________________________________________
NOVO HAMBURGO
2019
WAGNER BERGMANN NAGEL – RA: 5250899280 – PROCESSOS GERENCIAIS
PROINTER I – RELATÓRIO PARCIAL
Disciplinas Integradoras:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Processos Gerencias da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos cursos de Tecnologia II
Tutora a Distância: Mary Sílvea Santana
___________________________________________________________________
Novo Hamburgo
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 PASSO 1: Empreendedorismo 5
2.2 PASSO 2: Os três Conjuntos de Características de Comportamentos Empre-endedores...........................................................................................................6
2.3 PASSO 3: A variável poder 8
2.4 PASSO 4: Liderança organizacional 9
2.5 PASSO 5: Ética no mundo empresarial.....................................................10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................14
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho vamos desenvolver um passo a passo, esclarecendo e expli-cando assuntos sobre comportamento organizacional; desenvolvimento pessoal e profissional; empreendedorismo; ética e relações humanas no trabalho; língua bra-sileira de sinais (libras) e inclusão; técnicas de negociação.
2.1 - Passo 1: Empreendedorismo
Para começar, podemos dizer que empreendedorismo significa empreender, e a primeira imagem que vem em nossa mente é de criar e manter um negócio pró-prio. Não é nada fácil ser um empreendedor, para obter sucesso, sempre deve estar ligado nas inovações, ter um diferencial do concorrente e sem dúvidas ter cautela.
Segundo Menezes (2003) o empreendedor é o indivíduo de iniciativa que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração, criar relacionamentos pesso-ais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer, com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização.
Empreender é ter ideias inovadoras, executando e praticando com coragem de iniciar um próprio negócio, superando os obstáculos, pois sempre há momentos de altas e baixas, e por isso estar preparado é fundamental neste passo.
Empreendedorismo é criar algo, que irá influenciar em mudanças positivas, como novas oportunidades, também pode ser definido como desenvolver algo ino-vador.
O empreendedor por necessidade e oportunidade possuem perfis diferen-tes, mas tem a mesma vontade de empreender, se tornando dono do próprio negó-cio.
Empreendedor por necessidade: Se trata de um indivíduo começar a empre-ender por estar passando por alguma dificuldade, vê o empreendedorismo como uma nova oportunidade na vida. Exemplos:
-Sem renda;
-Sem emprego;
-Dificuldade de entrar no mercado de trabalho;
-Indivíduos com renda sem saber aonde investir;
-Procurar empreender para trabalhar menos;
Empreendedor por oportunidade: Se trata de um empreendedor ousado, ele tem visão e é observador para identificar qual bem produzir e onde. Exemplos:
-Sonho de se tornar empreendedor;
-Buscam independência financeira;
-Independência profissional;
-Identificam boas e novas oportunidades;
-Identificam crescimento no âmbito profissional;
2.2 - Passo 2: Os três Conjuntos de Características de Comportamentos Em-preendedores.
Na figura 1 abaixo podemos identificar os três Conjuntos de Características empreendedores que contemplam 30 comportamentos.
Figura 1 – Conjuntos de características dos empreendedores
Fonte: os autores, 2019.
Para o conjunto REALIZAÇÃO possuímos cinco comportamentos que ca-racterizam
...