DESAFIO DE PESQUISA OPERACIONAL
Trabalho Universitário: DESAFIO DE PESQUISA OPERACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SILVANETH • 5/11/2013 • 4.689 Palavras (19 Páginas) • 866 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
UNIDERP INTERATIVA
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
NOMES
AURICELIA BRITO MORAES RA 229817
JACKELINE NUNES RA 219941
LAURA CASSEB ASSUNÇÃO RA 219968
MARIA SILVANETH SILVA RA 234040
NATÁLIA DA ROCHA RA 268576
TUTOR A DISTÂNCIA : Profa. MÔNICA SATOLANI.
Tucurui-PA
INTRODUÇÃO
O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas tranformações —econômicas, políticas e sociais — que têm levado as nações e seus governos a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de vida de suas populações.
A transformação que se requer exige mudanças político institucionais, técnico-econômicas e culturais de grande envergadura e profundidade, demandando tempo, vontade e competência
por parte de todos. O objetivo principal dessa transformação é a elevação do nível global de competitividade da economia, e, nesse contexto, a centralidade do papel da educação e da produção do conhecimento é reconhecida por todos [CEPAL/UNESCO (1992)].
A busca por transformações estruturais — mudanças revolucionárias que descentralizam a autoridade, reduzem a hierarquia, estimulam parcerias e privilegiam a qualidade com foco nos clientes — , visando elevar a competitividade nos novos mercados globais que se configuram, tem sido mais intensa em vários segmentos da sociedade — empresas, organizações não-governamentais — que procuram se tornar mais flexíveis, inovadores e empreendedores
para fazer frente aos desafios da modernidade [Osborne e Gaebler (1994)].
Do fortalecimento e melhoria da escola à construção e conquista de novas parcerias e à modernização e melhoria dos processos de gestão, inúmeras sugestões vêm sendo apontadas como absolutamente necessárias para enfrentar os novos desafios e provocar mudanças. Tomando como foco a melhoria da qualidade dos processos de gestão educacional, é consenso que nenhuma transformação duradoura poderá ser obtida caso a questão gerencial não seja devidamente equacionada.
O QUE É QUALIDADE ?
Conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade.
A Qualidade não é um setor ou uma área específica em um Organograma, nem tão pouca um departamento fechado, restrito em seu próprio fim.
Ela é um meio de fazer gestão e por consequência, é aplicável a qualquer Organização.
Processos com o objetivo de Satisfazer o Cliente, e por consequência disso manter a viabilidade financeira.
Melhorar continuamente, manter a competitividade e a produtividade com mais eficácia.
Histórica da Qualidade
• 1ª etapa: a qualidade intrínseca;
• 2ª etapa: a qualidade estruturada;
• 3ª etapa: a qualidade extrínseca.
Foco na qualidade
• Qualidade
• Competitividade
• Satisfação do Cliente
• Produtividade
Fases Evolutivas :
• Gestão Estratégica da Qualidade Total
• Gestão Integrada da Qualidade Total
• Garantia da Qualidade
• Controle Estatístico do Processo
• Inspeção
Garantia da qualidade
• O foco é o produto.
• Conjunto de práticas ao longo do processo de produção que tem como objetivo produzir um produto padronizado, com o mínimo de defeitos possível.
Tem início deste o Recebimento dos insumos até a entrega final para o cliente, passando por todos os processos onde possuem gargalos – os pontos de controles – onde são necessárias as execuções de verificações diversas para que o produto tenha a qualidade requerida no final da linha de produção.
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE ?
Foco: processos.
Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos.
Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E SUA EVOLUÇÃO.
A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem
...