DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE - CONSULTA PARA A MELHORIA
Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE - CONSULTA PARA A MELHORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar IlI
Cursos Superiores de Tecnologia
ESDRAS RODRIGUES NETTO RA: 1317390
SOFTWARE DEVELOPER – CONSULTORIA PARA O APERFEIÇOAMENTO
PROMISSÃO
2013
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar IlI
Cursos Superiores de Tecnologia
SOFTWARE DEVELOPER – CONSULTORIA PARA O APERFEIÇOAMENTO
Nome: Esdras Rodrigues Netto RA: 1317390
Curso: Gestão em Tecnologia da informação
Semestre: 2º semestre
PROMISSÃO
2013
RESUMO
Nesse trabalho vamos investigar os transtornos declarados pela diretoria da empresa Software Developer, avaliando problemas nas áreas de Gestão, Administração de banco de dados, funcionamento da Ética e da Legislação Profissional e Matemática Aplicada. Nosso objetivo é solucionar os problemas da empresa, mostrando a importância da aplicação dos sistemas de informação, comunicação e processos de automação, além de definir as tecnologias e arquiteturas disponíveis no mercado, orientando na escolha mais adequada. Porém, não podemos esquecer que para mudar os costumes e hábitos de uma empresa é um trabalho muito difícil, considerando-se que toda mudança há barreiras e resistências e que o resultado não é imediato, ao contrário, na maioria das vezes, as mudanças ocorrem de médio à longo prazo. Contudo, a era da informação chegou para auxiliar no campo tecnológico das empresas, com isto inúmeras oportunidades de trabalho foram abertas a fim de proporcionar às instituições uma redução de custos em vários componentes como mão de obra, material, aluguel, transporte, e outros.
Palavras Chave: Banco de Dados, Sistemas de Informação, Matemática Aplicada,
Ética e Legislação Profissional.
ABSTRACT
In this paper we investigate the disorders declared by the company's board Software Developer, assessing problems in the areas of Management, Administration database, run of Ethics and Professional Legislation and Applied Mathematics. Our goal is to solve the company's problems, showing the importance of the application of information systems, communication and process automation, as well as defining the technologies and architectures available on the market, guiding the most appropriate choice. However, we must not forget that to change the customs and habits of a company is a very difficult job, considering that every change there are barriers and resistances and that the result is not immediate, unlike in most cases the changes occur medium to long term. However, the information age has arrived to assist the companies in the technological field, with many job opportunities that were open to provide institutions with a cost reduction of several components such as labor, materials, rent, transportation, and others.
Keywords: Database, Information Systems, Applied Mathematics,
Professional Ethics and Law.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------5
2 ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS-------------------------------------------6
2.1 Definição---------------------------------------------------------------------------------------6
2.2 Competências--------------------------------------------------------------------------------6
2.3 Importâncias do banco de dados -------------------------------------------------------7
2.4 Sistemas de gerenciamento de banco de dados ----------------------------------7
2.5 Arquitetura do banco de dados----------------------------------------------------------7
3 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ---------------------------------------------8
3.1 Conceitos de ética --------------------------------------------------------------------------8
3.2 Códigos de ética profissional e empresarial ----------------------------------------8
3.3 Benefícios de um código de ética empresarial -------------------------------------9
3.4 Noções gerais de direito ------------------------------------------------------------------9
3.5 Aspectos jurídicos da internet ----------------------------------------------------------10
4 SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO------------------------------------------11
5 MATEMÁTICA APLICADA----------------------------------------------------------------11
6 CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------12
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------1
1. Introdução
Para aplicar as matérias estudadas como administração de banco de dados, sistemas de informação, matemática aplicada e ética e legislação profissional, utilizamos a estrutura da empresa Software Developer que contratou os serviços da Consulting a fim de sanar os problemas que vem enfrentando na área de gestão. Visto que, as sentenças dadas pelos gestores interferem em tudo, por isso, vamos assessorar a mesma na área da ética profissional para que assim possa se adequar e desenvolver cada vez mais seu estabelecimento.
A Consulting é especializada em consultoria na área da Tecnologia da Informação e desenvolve software para instituições bancárias na área de consórcios, financiamentos e empréstimos. Fornece suporte para a melhoria do banco de dados, personaliza, planeja e faz o necessário para bem atender as necessidades de seus clientes. Afinal, seu objetivo é expandir no mercado cada vez mais, aumentando assim o seu faturamento.
2. Administração de banco de dados
2.1 Definição
Comumente chamado de DBA, é ramo em que o profissional fica responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou um sistema de banco de dados.
2.2 Competências
Cabe ao administrador de banco de dados a parte de gerenciamento e administração como, por exemplo:
• Monitoramento, resolução de problemas técnicos;
• Definir como serão feitas as cópias de segurança (backups);
• Criar e gerenciar contas de usuários;
• Criar e manter estruturas internas de armazenamento;
• Executar normas de segurança para o acesso seguro;
• Definir normas de segurança para cada sistema ou aplicação;
• Monitorar e acompanhar o comportamento do banco de dados corporativo em nível de objetos de aplicação;
• Programar e documentar a política de segurança de cada sistema ou aplicação;
• Criar, manter e documentar scripts de objetos de banco de dados referentes á segurança, usuários, privilégios de sistema, privilégios de objeto e cotas de armazenamento;
• Orientar e dar suporte às equipes de desenvolvimento e aos usuários quanto aos procedimentos para troca automática de senha, entre outros;
• Definir padrões de desenvolvimento para que as equipes trabalhem de forma única;
• Apoiar as equipes de desenvolvimento e os Terceiros;
• Monitorar a evolução e o crescimento dos dados de um sistema;
• Recuperar senhas de usuários que por acaso a tenham esquecido;
• Instalar sempre que necessários procedimentos de auditoria.
2.3 Importâncias do banco de dados
Com o avanço da tecnologia e da comunicação as empresas passaram a necessitar de resultados imediatos, por isso, o banco de dados se tornou uma ferramenta essencial para estimular as operações e produzir resultados eficientes. Afinal, com a utilização do banco de dados podemos desfrutar de algumas agilidades no gerenciamento, tais como facilidade em transação bancária, redução do esforço humano, segurança de senhas, tempo de operação mais rápido e disponibilidade de informações. Essas importâncias sanam vários problemas que as empresas enfrentavam devido ao seu crescimento e aumento de demanda.
2.4 Sistemas de gerenciamento de banco de dados
Mais conhecido como SGBD é o conjunto de programas que se responsabiliza pelo gerenciamento, disponibiliza ao usuário uma interface que faz com que ele seja capaz de incluir ou alterar dados de um software. Isso facilita o processo de definição do banco de dados. Suas principais funções são armazenar diretório de dados, controlar a integridade, a concorrência e o acesso ao banco, além de armazenar dados e fazer o processamento de comandos de linguagem de manipulação de dados.
2.5 Arquitetura do banco de dados
Está dividido em três níveis que separam as aplicações do usuário do banco de dados físico:
• Nível Interno: é o nível mais perto do armazenamento físico dos dados. Permite escrevê-los tal e como estão armazenados no computador. Neste nível se desenham os arquivos que contém a informação, a localização dos mesmos e sua organização, ou seja, criam-se os arquivos de configuração.
• Nível conceitual: Neste nível se representam os dados que vão ser utilizados sem em conta aspectos como o que representamos no nível interno.
• Nível externo: é o mais próximo ao usuário. Neste nível se descrevem os dados ou parte dos dados que mais interessam aos usuários.
...