DIREITO PENAL 2
Ensaios: DIREITO PENAL 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naceliorita23 • 26/8/2013 • 303 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
AULA 4
Caso Concreto 1
Como se trata de caso clássico de vício redibitório, a adquirente do veículo pode rejeitar o produto ou pedir abatimento do preço da coisa. Da mesma forma, como o alienante era sabedor do vício que maculava o veículo, ele deverá restituir o valor pago e mais perdas e danos ou sujeitar-se à redução do preço. Como se trata de vício oculto, a compradora tem o prazo de 180 dias, a contar do descobrimento do vício, para o ajuizamento da ação de rescisão ou da ação quanti minoris com perdas e danos e lucros cessantes, que deverá ser proposta contra o alienante, e não contra quem recebeu o valor.
Fundamento nos artigos 441 (ação redibitória), 442 (ação quanti minoris) e 445, § 1.º (prazo de 180 dias), todos do Código Civil.
Questão objetiva 1
(TJMS - Juiz Substituto - 2008) A ação de indenização, relativamente aos prejuízos causados em razão da entrega de sementes, para plantação, de qualidade inferior à contratada, deve observar o prazo:
a) A- Prescricional de 3 anos.
b) B- Decadencial de 3 anos.
c) C- Decadencial de 90 dias.
d) D- Decadencial de 30 dias.
e) E- Prescricional de 5 anos.
Questão objetiva 2
(TJMG - Juiz Substituto - 2008) Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Assim, de acordo com o Código Civil, é correto dizer que:
a) A- A garantia não subsiste quando a aquisição se tenha realizado em hasta pública.
b) B- A garantia ou responsabilidade pela evicção independe de culpa.
c) C- A garantia opera-se com a perda da coisa por ato administrativo de política sanitária ou se segurança pública.
d) D- A garantia ou responsabilidade pela evicção não pode ser objeto das disposições de vontade dos contratantes
...