DISCIPLINAS NORTEADORAS: PRÉ-CÁLCULO, MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA DOS NÚMEROS, ÀLGEBRA, DIREITOS HUMANOS E GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES.
Por: Pedro Lucas Barboza • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 662 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSOS MATEMÁTICA E PEDAGOGIA.
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TERORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.
Caruaru
2015
NOME: Juliana Cléia Alves Tibúrcio
RA: 1709133895
SERIE: 2º Período
NOME: Lindalvo Sebastião Rocha
RA: 1020449131
SÉRIE: 1º Período
NOME: Maria Jardieles dos Santos Silva
RA: 1709112855
SÉRIE: 2º Período
NOME: Manoela Betânia Da Cruz Silva
RA: 2858152067
SÉRIE: 2º Período
NOME: Pedro Lucas Barboza De Almeida
RA: 2800832364
SÉRIE: 2º Período
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TERORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.
Desafio profissional entregue, sendo um requisito obrigatório para a conclusão das disciplinas “Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação”. Sob a orientação da Tutora Presencial Ana Márcia, concedido pela Universidade Anhanguera – Uniderp.
Orientadores: Ma. Helenrose Coelho
Ma. Gilse Lazzari Perosa
Caruaru
2015
- Introdução
No trabalho a seguir abordará como tema, uma analise de terapia assistida por animais, para a melhoria do aprendizado e comportamento de determinados alunos na Escola Municipal José Tenciano da Silva, a terapia assistida por animais é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula sob a orientação do professor e muitas vezes com ajuda família com objetivo de promover o desenvolvimento, desempenho escolar e responsabilidade pelos escolares pelo estudo. Os animais modificam o ambiente da sala de aula, facilitando a conquista de objetivos, melhorando a qualidade de aprendizagem e a interação social das crianças com dificuldades de aprendizagem e disciplina. Foram alunos educação infantis, na faixa etária de 4 a 6 anos.
- Desenvolvimento do projeto
Passo 1
Endereço da pagina na internet que apresenta a terapia assistida por animais.
http://www.revistaguiainfatntil.uol.com.br/animaisquecuram
Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada:
- Trabalhar de forma correta com animais no tratamento da deficiência intelectual.
- Melhorar a autonomia, coordenação motora, atenção e a verbalização.
- Desenvolver o cuidado com si mesmo e a motivação
- Diminuir comportamentos agressivos.
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais:
- “Meu filho apresentou um quadro de ansiedade onde foi sugerido um cãozinho. Compramos um shitsu, tem sido ótimo, o único inconveniente é a ignorância do condomínio, onde moramos que o síndico está tentando fazer terror para proibir a presença do cão, que não frequenta área comum do prédio, não faz barulho e nem oferece risco para nenhum morador. É uma pena termos pessoas tão ignorantes em relação à saúde humana e os animais”. (Pietra).
- “Excelente matéria! Tenho 4 terapeutas aqui em casa...São meus amores. Um gato e 3 gatas. Amo todos os animais, principalmente os felinos. Os animais sentem o que o dono sente! Sinceramente acho que meus gatinhos são muito mais evoluídos do que outros seres humanos”. (Fatima Lopes).
- “Eles são afetuosos, são ótimas companhias, sobre tudo para os idosos e crianças, por serem afetuosos e bons amigos além de lindos e elegantes”.
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais:
- Para estimular a interação social: A criança passeando com um cão, provavelmente, as pessoas olharem sorrir e verbalizar.
- Para estimular a coordenação motora: Atividades de acariciar, pentear e jogar a bola a um cão, gato ou cavalo.
A professora pode levar um animal para sala de aula e desenvolver atividades para sala relacionadas a ele sistema digestivo, reprodutivo, explanar sobre o pais de origem, comportamento da espécie e relacionar ao ser humano entre outras dezenas de atividades.
Algumas dificuldades para se trabalhar com animais em escolas é os gastos que a instituição pode ter em cuidar, alimentar e ter um lugar amplo, arejado e destinado apenas para cuidar desse animais.
Passo 2
Nome da escola: Escola Municipal José Tenciano da Silva.
Ano ou Série: Educação Infantil.
Números de alunos: 23 (meninos 9 e meninas 14).
Descrição do perfil da turma:
Turma com 23 alunos de idade mista, entre 5 a 6 anos, com parte do grupo avança de acordo com o que é lançado e o outro grupo segue mais devagar por conta da indisciplina. A turma tem um aluno portador de autismo que apresenta muita dificuldade de verbalização e nas atividades de coordenação motora. Também tem alunos com TDH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) mas caminha bem nas limitações.
Passo 3
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
Aluno: José Pedro Soares Silva
Idade: 4 anos
José Pedro é um ótimo aluno, esforçado em todas as atividades, bastante curioso e com ótima imaginação.
É um filho amado em uma família bem estruturada, porém se mostra por muitas vezes agressivos com os educadores e a turma, o que dificulta a relação entre os seus colegas de classe.
Apresenta um equilíbrio adaptado para uma criança de 4 anos, no entanto ainda não consegue se concentrar em ambientes barulhentos, deixando ele muito inquieto nestas situações.
Apresenta uma alimentação bastante saudável, mostrando muita energia nas atividades físicas. Apesar de suas grosserias tem um ótimo desempenho nas atividades em grupo mostrando em alguns momentos um poder de liderança.
Enfim José Pedro é sem duvida uma criança com um grande potencial que necessita ser bem explorado e incentivado por seus familiares e professores.
Aluno: Felipe Matheus Barboza Cavalcanti
Idade: 4 anos
Felipe adora conversar é bem dinâmico e persistente. Apresenta uma leve dificuldade em concentração, por causa de sua vontade de conversar, sempre tirando sua atenção e de seus colegas.
...