DRE E FLUXO DE CAIXA
Monografias: DRE E FLUXO DE CAIXA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gersinho14 • 16/5/2014 • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração do DRE e fluxo de caixa, bem como uma pesquisa embasada nos conceitos de fluxo de caixa, custo de oportunidade entre outros da empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A.
2 DESENVOLVIMENTO
Importancia do Fluxo de Caixa
A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.
O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.
As causas podem ser:
Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa;
O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o saldo de caixa.
As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;
As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa;
Os juros bancários estão crescendo, em virtude da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.
Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.
Custo de Oportunidade - é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Exemplo: uma fábrica de sapatos que produzia 20 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Orçamento empresarial - Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
Payback Descontado - é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
Diferença entre impostos, contribuições e taxas:
Entende-se como tributo toda prestação em dinheiro e obrigatória que não constitua multa instituída por lei e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada àquele tributo.
O primeiro tributo que abordaremos aqui é o imposto.
Ele é criado em função da capacidade contributiva de cada um e não implica em uma contraprestação direta por parte do
...