DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL TERAPÊUTICA OU ESTÉTICA: EXISTE DIFERENÇA
Por: Karyna Almeida • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 810 Visualizações
Página 1 de 3
ANEXO 1 – CHECKLIST DE DRENAGEM LINFÁTICA FACIAL
- Evacuação dos linfonodos supraclaviculares, cervicais, submentual, submandibulares, paratídeos, mastoideos e occipitais. Número de repetições de 3 a 5 movimentos de evacuação (compressão e descompressão) em todos os linfonodos citados anteriormente.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar) em cima do músculo esterno cleido occipto mastoideo.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar ) em cima do mm. Mentual em direção ao linfonodo submentual .
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no músculo depressor do labio inferior da boca (ao redor do mm. Mentual) em direção ao linfonodo submandibular.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) na rima bucal (canto da boca) em direção ao linfonodo submandibular
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no mm. orbicular da boca superior, passa pelo sulco nasogeniano em direção ao linfonodo submandibular.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no mm. elevador da asa do nariz em direção ao linfonodo submandibular.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) na região nasal, dividindo em 3 porções (ponta, meio e ápice do nariz) deixando a linfa ao lado do osso nasal.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região lacrimal, descendo pelo sulco nasogeniano em direção ao linfonodo submandibular.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região do osso zigomático até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região do orbicular do olho inferior até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento de “onda” para lateral (com todos os dedos, exceto polegar) da região do orbicular do olho (globo ocular / em cima do olho) até o canto do olho.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região do canto do olho até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento em pinça (dedos indicadores e polegares) da região da sobrancelha até o final da mesma ou até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com osdedos) da região frontal (dividir a testa em duas ou três faixas) até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da inserção do cabelo (testa) até o linfonodo parotídeo.
- Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) logo atrás da inserção do cabelo (dois dedos após a inserção do cabelo) até o linfonodo parotídeo.
OBS: Virar a cabeça do cliente para uma das laterais e na sequência realizar a captação primeiro de um lado e depois o outro:
- Captação da linfa com movimento em bombeamento (punho, mão, dedo e volta) da região parietal até o linfonodo mastoideo.
- Captação da linfa com movimento em bombeamento (punho, mão, dedo e volta) da região occipital até o linfonodo occipital (na mesma posição).
OBS: Finalizar a técnica com evacuação dos linfonodos de trás para frente (occipitais, mastoideos e parotideos, submandibulares, submentual, cervicais, supraclaviculares).
OBS: Sequência Adaptada pela profa. Vanessa Lacerda
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com