Definindo necessidades estratégicas de sobrevivência
Tese: Definindo necessidades estratégicas de sobrevivência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vasques123 • 2/10/2014 • Tese • 249 Palavras (1 Páginas) • 176 Visualizações
É uma análise de situação. A definição das necessidades estratégicas para garantir a sobrevivência da Organização é feita olhando-se para “Dentro”, para “Fora” e para o Futuro. Implica, pois, num levantamento de dois níveis de Informações, que embasem, com fatos e dados, o Planejamento Estratégico:
1- INTERNAS: corresponde a um conjunto de Ítens de Controle que favoreçam o conhecimento de PONTOS FORTES e FRACOS da Organização, em seus diversos aspectos, constituindo-se num objetivo diagnóstico que pode revelar oportunidades que, se bem assimiladas e estrategicamente trabalhados, podem representar saltos diferenciados de excelência.
2- EXTERNAS: significa saber “ler”os sutis sinais que o mundo (clientes, fornecedores, comunidade, tendências trabalhistas, tecnologia etc) nos envia; que estão geralmente além da rotina, e que precisam ser estrategicamente internalizados quando se pensa em sobrevivência da organização no longo prazo. Implica pragmaticamente no conhecimento do:
MERCADO: necessidades atuais e tendências futuras dos Clientes; Ex: o ambiente internacional de pesquisas sobre a AIDS.
CONCORRÊNCIA, não apenas as diretas mas também as indiretas, as potenciais e os “Benchmarks”; Ex: os outros Centros de Pesquisas do Brasil e do mundo.
INFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, que contextualizam cenários e perspectivas
. o quê satisfaz, compatibilizado com o negócio;
2. com os clientes;
3. com o mercado;
4. com a tecnologia;
5. o elemento diferenciador; o auto conceito;
6. a filosofia gerencial compatibilizada com as crenças, valores e diretrizes;
7. os objetivos estratégicos relativos a lucratividade, sobrevivência, etc;
8. orientações quanto às demandas das outras “pessoas” que têm intersses legítimos na Organização: empregados, fornecedores, acionistas e “vizinhos (sociedade)”.
...