Desafio NEGOCIAÇÕES DE PLANEJAMENTO
Tese: Desafio NEGOCIAÇÕES DE PLANEJAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giovannaayumi • 1/6/2014 • Tese • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
O Desafio
Diante do contexto acima e utilizando sua criatividade, você deverá construir um planejamento para esta negociação, se colocando no lugar do negociador - Sr. Jorge, visando apresentar a proposta dentro do prazo pré-estabelecido pela prefeitura em duas etapas: 20 dias – reunião prévia e 45 dias – negociação final.
O seu Desafio Profissional é justamente colaborar na criação de planejamento/proposta para negociação entre as duas partes com objetivo de solucionar um conflito e trazer benefícios às partes envolvidas através da negociação sistêmica. “Ganha-ganha”
Deverá ser feita uma análise dos impactos que tal conflito provocará no ambiente organizacional, no comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, bem como nos moradores do bairro.
Avaliar o processo de comunicação e dar “feedback” sobre as mudanças e melhorias conquistadas também fazem parte deste processo.
Passo 03 –
Aqui você irá relatar os pontos principais a serem negociados:
• Análise da situação;
• Planejamento: objetivos da gravadora e as estratégias e argumentos que serão utilizadas;
Nota: Utilize a criatividade e inovação para sugerir a proposta.
1ª Parte
Apresentação do conflito
O CONFLITO
A reunião foi solicitada pela Prefeitura Municipal, para acompanhar as negociações para instalação ou não, da sede da Gravadora no bairro. Apresentar os oponentes e suas reivindicações/propostas para a solução do conflito. Sendo eu o gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, fui designado para dar início às negociações.
2ª Parte
Planejamento: metas e objetivos / estratégias / argumentos
O PLANEJAMENTO PARA A NEGOCIAÇÃO.
O Plano
De acordo com minha experiência profissional, nas áreas de Negociação e Comportamento Organizacional, precisei elaborar um plano e estratégia para tal negociação. Meu planejamento consistiu em obter o máximo de informações possíveis sobre o assunto. Quis saber tudo sobre o ambiente, as pessoas, e tudo que está relacionado ao conflito. Procurei todas as informações possíveis sobre a Associação de Moradores do Bairro e seu líder, fatos relacionados ao bairro e saber se o “Plano Diretor” da cidade reserva alguma coisa para o bairro.
OS OBJETIVOS
O segundo passo foi participar desta primeira reunião, observando atentamente o oponente, para saber qual é seu “Perfil”, o líder da Associação de Moradores do Bairro, o Sr. Carlos Henrique. Para esta reunião, tracei os seguintes objetivos:
• Obter as informações do bairro;
• Obter o perfil dos oponentes, seus pontos fortes e fracos;
• Saber exatamente sobre as reclamações e as propostas;
• Mostrar para a Associação de Moradores do Bairro, que a Gravadora será uma instituição inserida na comunidade, ou seja, será membro da comunidade, portanto não quer debater, quer fazer parte e ajudar;
• Conduzir as reuniões para uma Negociação Sistêmica, através do processo “Ganha-Ganha”;
• Definir os argumentos para a contraproposta da Gravadora.
Com base nestes objetivos, a meta é solucionar o conflito, oferecendo benefícios às duas partes, através da negociação sistêmica obtendo um resultado “ganha-ganha”.
A ESTRATÉGIA
Ao unir todas estas informações, pude então montar um “Plano Estratégico” para conduzir a negociação.
Com os objetivos e metas definidos, a estratégia é
OS ARGUMENTOS
Os argumentos devem ser focados / direcionados / baseados / estruturados.
3ª Parte
Apresentações das partes envolvidas.
A PRIMEIRA REUNIÃO
Estavam presentes, o Sr. Otávio Augusto, Secretário de Urbanismo e Desenvolvimento Municipal e o Sr. Carlos Henrique, líder da Associação de Moradores do Bairro e alguns moradores do bairro.
O Sr. Otávio Augusto, disse em nome da Prefeitura Municipal, estar contente com a realização da reunião e acredita que chegaremos a um consenso satisfatório, beneficiando todos os envolvidos ao final.
O Sr. Carlos Henrique, se apresentou e também a Associação de Moradores do Bairro, contou sobre a história do bairro, ressaltou que se trata de um bairro modesto, que a maioria dos moradores é de classe média e terceira idade. Sendo um bairro novo, ainda necessita de melhorias em algumas áreas, como: segurança, iluminação, sinalização e viabilização de retornos ao trânsito, uma vez que o mesmo fica às margens de uma grande rodovia estadual.
Apresentei-me como o “porta-voz” nomeado pela Gravadora, para ouvir os motivos e reclamações pertinentes ao embargo à obra da instalação da Gravadora. Analisando o contexto da reunião, a fim de preparar a negociação, percebi que tendo dúvidas com relação a Gravadora, tranqüilizei os presentes, falando sobre a história da gravadora, disse que é uma empresa que atua há vinte e cinco anos, que seu capital é 100% nacional, que seus proprietários dão liberdade aos colaboradores de opinarem sobre determinadas decisões, que detém 45% de participação no mercado musical brasileiro, inclusive está à frente de gravadoras internacionais, entre outras.
4ª Parte
As partes envolvidas ouvem as reclamações/alegações, para elaborar e discutir propostas
AS RECLAMAÇÕES E ALEGAÇÕES DOS MORADORES
Concluída a primeira parte, o Sr. Otávio Augusto, iniciou a segunda fase da negociação, para que as partes envolvidas ouvissem suas reclamações/alegações, e posteriormente pudessem elaborar e discutir propostas.
Foram apresentadas pela Associação de Moradores do Bairro, as seguintes reclamações e preocupações
...