Desafio Professional 1 Bimestre
Casos: Desafio Professional 1 Bimestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rocky01 • 10/10/2014 • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA
E PROCESSOS GERENCIAIS
PROFESSOR-TUTOR EAD Profa. Esp. Mônica R. de Moraes
SANTO ANDRE/SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO 3
2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO 4
3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo organizar a estrutura administrativa do Hipermercado Hoterdan que domina o comercio supermercadista da cidade e tem níveis de vendas muitos bons, mais não é mostrada nos resultados finais.
Como a consultoria concluiu em seu informe, apresento um novo organograma que não só resolve a falta de gestão e planificação como assim também quita o “fator político” das decisões e promoções que provoca altos custos, afetando o resultado financeiro final.
Para isso divide-se toda a administração em duas grandes diretorias bem definidas: Financeira e Recursos Humanos, cuja atividade principal é Controlar os gastos mediante um orçamento predefinido, e a Diretoria de Projetos e Operações, cujas ações serão utilizar o orçamento predefinido pelo financeiro ou justificar por meio de projetos um incremento de gastos (por exemplo, apertura de uma sucursal).
Para que as decisões de rotina não se tornem “muito Burocrática”, decide-se implantar um sistema integrado, ou ERP. Informatizar facilitara o controle como assim também á área operacional terá ferramentas mais visíveis para medir suas necessidades sem utilizar o fator “político” para conseguir cumprir seus desejos.
Um plano de capacitação e desenvolvimento de Liderança para Diretores e Gerentes é primordial que seja seguido já que ajudara não só a melhorar a eficácia gerencial dos executivos como assim também conseguir as metas estabelecidas pela presidência.
Uma ação motivacional na área operativa é importante já que ao mudar as maneiras como se faziam as coisas ate agora pode ser prejudicial para os bons resultados obtidos em vendas.
Planos de carreiras com regras claras para as promoções, “prêmios” por alcançar metas, feedback por parte dos gestores são parte das ações a utilizar-se com os funcionários operacionais.
1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO
Passo 1. Definição de estrutura organizacional do Hipermercado, assim condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodoméstico e eletroeletrônico).
2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO
Passo 2. Desenvolver um plano de ação (capacitação e desenvolvimento) para os Diretores e Gerentes, visando que:
• Melhorar a sua eficácia gerencial;
• Desenvolver Líderes;
• Capacitar para a liderança situacional;
• Construir e desenvolver equipes de alto desempenho.
Estabeleceu-se um Programa de Desenvolvimento para diretores e gerentes com o objetivo de conscientizar, fornecer ferramentas e desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento do papel da liderança e mudança de comportamento nos processos organizacionais para alcance dos resultados.
O programa inclui treinamentos, palestras e cursos de lideranças e motivação de funcionários, desenvolvimento de idiomas (sobre tudo inglês), congressos e reuniões com empresas pares para conhecer novas praticas organizacionais.
Este programa compreende as seguintes fases: descrição das competências necessárias por função para todos os cargos da empresa; elaboração do Mapa de Competências por função para todos os cargos da empresa; Levantamento de Necessidades de Treinamento - LNT através de entrevistas personalizadas com os gerentes; elaboração da Programação Anual de Treinamento - PAT, com base na Matriz de Competências e nas LNT’s, definindo os tipos de treinamentos solicitados, a carga horária, o público-alvo, a previsão de realização (cronograma), a entidade sugerida e a estimativa dos investimentos envolvidos; análise crítica da programação; aprovação da Programação pela Presidência, por fim, a operacionalização e monitoramento do Programa.
Com o novo organograma e o programa de desenvolvimento para os níveis estratégicos e táticos, criou-se um plano de metas de aumento de lucros de curto e médio prazo para todos os níveis organizacional, cujo cumprimento vai ser rigoroso.
Isto vai levar às equipes de trabalhos serem mais profissionais e criativos para conseguir os objetivos, envolvendo de maneira concreta e direta os diretores e gerentes como corresponsáveis pelo desenvolvimento humano das equipes.
Os resultados esperados estão relacionados à previsibilidade em termos de gestão, motivação, foco nas competências necessárias para o exercício da função, racionalização de custos, envolvimento e comprometimento por parte da alta direção e das gerências e principalmente aprimoramento contínuo da mão de obra, conforme política da empresa. Com isto a organização passa a contar com um time mais bem preparado e motivado, competitivo dentro da própria empresa e no mercado de trabalho.
3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL
Passo 3. Desenvolver um plano
...