Desafio Profissional 2 Bimestre
Trabalho Escolar: Desafio Profissional 2 Bimestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aleeh19 • 17/11/2014 • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 466 Visualizações
Sumário
1. ................................................................................... Introdução
2. ................................................................................... Apresentação
3. ................................................................................... Modelo de Excelência da Gestão
4. ................................................................................... Planos de Ação
5. ................................................................................... Desenvolvimento de Gerentes e Lideres
6. ................................................................................... Capacitação dos Colaboradores
7. ................................................................................... Planejamento Financeiro
8. ................................................................................... Considerações Finais
9. ................................................................................... Referências
1. INTRODUÇÃO
Este desafio irá proporcionar aos acadêmicos a percepção de como se dá a atuação do gestor na organização durante o exercício profissional. O desafio propõe ao acadêmico o levantamento e a análise da situação atual de uma organização, a fim de identificar e preconizar ferramentas gerenciais comumente atualizadas. Apresentaremos a situação atual do INOXEL que atuam na área de caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte como: chaminés, silos, moegas, ciclones e etc.
Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados. Contratou a empresa de consultoria (Gestão empresarial; Gestão de Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).
2. APRESENTAÇÃO
Em 1992 deu-se a criação da Empresa RER – Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).
Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.
Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e á otimização dos resultados organizacionais, porém, devido á correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores. A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminé, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estrutura metálicas etc.
3. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
Aprendizado organizacional: Este fundamento consiste em buscar e alcançar um novo patamar de conhecimento para a empresa através da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. Uma empresa que adota este fundamento é uma empresa viva, uma empresa criativa, que se renova e que adapta rapidamente ás novas condições do mercado.
4. PLANO DE AÇÃO
Segundo Chiavenato (2003, p.167) “As organizações não trabalham na base de improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções.” Com base nisso acreditamos que para melhorar o Plano de Capitação e Eficácia de nossos Diretores e Gerentes, primeiramente precisamos verificar se os mesmos estão motivados em seu trabalho, caso os Diretores e Gerentes não estejam obviamente que seus colaboradores também não estarão.
Os Diretores e Gerente devem ter respeito a sua equipe, devem ser sensíveis ao que direito e justo, seus subordinados mais seguros.
Devendo sempre procurar plano para melhoria da empresa, e colocando seus subordinados ao trabalho mútuo. Sempre deverá ter confiança a si mesmo, ter a certeza de que a decisão que está tomando esteja correta, ser o exemplo para seus funcionários, estar sempre disposto, e sempre chegar no horário exato. Devendo sempre se colocar no lugar de seus funcionários, entendê-los melhor e procurar saber suas opiniões e sugestões para a melhoria em seu trabalho. Os Diretores e Gerentes ter sempre a ciência de que deve assumir os erros de sua equipe, pois ao ser passado ao funcionário determinada função, o mesmo terá responsabilidade própria de enxergar a competência do funcionário no cargo selecionado. Procurar maneiras de compartilhar suas funções para outro funcionário, pois dessa forma ele poderá encontrar líderes. Os Diretores e Gerentes de sucesso tem a determinação de atingir seus objetivos, sem se importar com os obstáculos que irão saber que tem capacidade e fazer sempre mais e melhor.
Para desenvolver novos líderes, precisamos analisar nossos colaboradores no dia-a-dia, se não esforçados e se há iniciativa quando necessário. Segundo Chiavenato (2003), a competência consiste numa série de ações que empresas ou pessoas detêm o domínio melhor que outras. Esse saber fazer se torna o diferencial no mercado competitivo e de trabalho com o objetivo de alcançar metas. Para uma gerência bem sucedida, é necessário um aprendizado contínuo, tanto no que é gerenciado, como no que gerencia. Ás vezes, as pessoas ficam desta forma deixaram intranquilas e irrequietas só porque estão ficando cansadas com seu ambiente e seus
...