Desafio Profissional de Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem
Por: Cibele Luz • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 491 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
DESAFIO PROFISSIONAL
Nome: Wellington Eduardo Ferreira da Luz
RA: 1221413215
Série: 1° semestre
São Paulo
2015
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo Pirituba
Curso Matemática
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, para o curso de graduação de Matemática, sob orientação da tutora Me. Joecimara Miquelino Alves Petry
São Paulo
2015
1 INTRODUÇÃO
Este projeto tem com objetivo traçar estratégias pedagógicas para a melhoria tanto do processo de ensino-aprendizagem, como também, dos aspectos comportamentais dos alunos do 5° Ano (4ª Série) do Ensino Fundamental através da introdução da Terapia Assistida por Animais (TAA).
Na educação o uso de animais através da TAA, objetiva o desenvolvimento psicológico, motor, intelectual, sendo um facilitador do processo de ensino aprendizagem (ABRAHÃO; CARVALHO, 2015).
Segundo Almeida (2014), o animal mais utilizado na TAA é o cão, pois são adestrados com mais facilidade e tem fácil aceitação na sociedade. Porém ressalta que outros animais são utilizados para esta terapia tais como: golfinho, aves, gatos, escargots, iguanas, cavalos, coelhos e tartarugas.
Dotti (2014) afirma que para o desenvolvimento desta terapia existem algumas recomendações de cuidados que devem ser tomados com os animais, tais como acompanhamento de veterinários, vacinação do animal estar em dia. O autor afirma ainda:
Os animais devem ser protegidos nesses programas, não só porque são utilizados de forma a exercer um precioso trabalho ao homem, mas realmente pelo que são – seres de altíssima sensibilidade. Não devem ser tratados apenas como ferramentas, podem até exercer essa função, mas antes de tudo são seres deste planeta que merecem nosso respeito em todos os aspectos.
Almeida (2014) também cita os cuidados que devem ser empregados na utilização da TAA, como controle de zoonoses, bem como o aparecimento de fobias, aversões ou até alergias causadas pelo contato com o animal.
No Brasil a TAA foi iniciada por uma médica psiquiátrica Nise Silveira na década de 50, através do desenvolvimento de trabalhos com pacientes portadores de esquizofrenia, porém essa pratica ainda é pouco propagada, podendo ser praticada de forma individual ou em grupo, objetivando a promoção da saúde física, emocional e social (PEREIRA; PEREIRA; FERREIRA, 2007).
2 DESENVOLVIMENTO
Endereço da página na internet que apresenta a Terapia Assistida por Animais
https://www.youtube.com/watchv=6Nz0FELSjtA
Objetivo da terapia assistida por animais na página pesquisada
Tratar de problemas no processo de ensino-aprendizagem e comportamentais tais com: hiperatividade, agressividade, concentração e atenção.
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais.
O desenvolvimento do projeto da Terapia Assistida por Animais, em relação ao desenvolvimento da criança na sua face educacional tem de ajudá-la a melhor compreender o mundo em mudança a sua volta. Além de aproximação do afeto familiar que traz um vinculo maior para o seu relacionamento afetivo.
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais
Promover a aprendizagem estimulando o desenvolvimento psicomotor e psicossocial dos alunos e o tratamento de pertubações de comportamento através de atividades aplicadas no contexto escolar.
2.1 Mapeamento do Perfil da Turma
Nome da Escola: EMEF “Dr José da Silva”
Ano/Série: 5° Ano/4ª Série
Números de Alunos: 30
Meninos: 14
Meninas: 16
Descrição do Perfil da Turma
Trata-se de uma turma dinâmica, sempre aberta a novas propostas pedagógicas, porém, esse dinamismo em muitos momentos causa agitação e dispersão, dificultando a assimilação do conteúdo.
2.2 Mapeamento dos Principais Problemas Comportamentais Individuais
Foram identificados dois alunos com problemas comportamentais: Rodrigo da Silva Oliveira (10 anos) e Luis Henrique da Silveira (9 anos). No relacionamento desses alunos observou-se os seguintes problemas:
Relacionado às Regras Morais: Rodrigo é da raça branca e por muitas vezes se comporta de forma preconceituosa em relação à Luis que é negro. Esse comportamento resulta em ofensas e agressões de ambas as partes.
Relacionado às regras disciplinares: a prática de gestos e expressões verbais inadequadas implicam em insultos e ameaças mútuas, incluindo a hostilidade e a intimidação de ambos os lados através do uso de apelidos racistas e preconceituosos.
Relacionado aos hábitos: não foi identificado nenhum problema com relação a maus hábitos alimentares ou de higiene pessoal. Mas vale salientar que a inimizade, a falta de respeito ao próximo e as atitudes e pensamentos ruins contribuem com a falta de higiene mental merecendo uma maior atenção neste sentido.
2.3 Mapeamento das dificuldades de Aprendizagem Individuais
Nesse processo foi identificado a aluna Ana Cristina de Albuquerque de 10 anos. Observando a aluna pode-se identificar que se trata de uma criança introspectiva, tímida e
...