Descrição de Material didático no ensino de física
Por: petisco • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
APÊNDICE II – MODELO PARA DESCRIÇÃO MATERIAL DIDÁTICO
BRINCANDO E APRENDENDO FÍSICA: USO DE AVIÕES DE PAPEL PARA ENSINO DE AERODINÂMICA
Geisiele Aparecida Barbosa1
Hualan Patricio Pacheco 2
Keith Shirley
Mauro Guilherme Ferreira Bezerra
Introdução:
De acordo com os PCNs as aulas de física devem ser relacionadas com a realidade do aluno, para que ele consiga traspor o aprendizado em sala em situações reais. Toda aprendizagem deve estar relacionada com a vida, a experiência adquirida deve fazer sentido com a vida real, para que o aprendizado construído seja interpretado como algo essencial.
A metodologia mais utilizada pelos professores para atrair atenção dos alunos e relacionar os conceitos físicos com o cotidiano é através da utilização e abordagens de práticas experimentais. Onde a demonstração experimental tem a possibilidade de ser realizada com apenas um equipamento para todos os alunos, sem a necessidade de um laboratório, pode ser usada para relacionar a teoria a pratica e despertar a motivação e o interesse dos alunos para a aprendizagem.
Pensando em elaborar uma atividade que relacione o conteúdo físicos com a realidade dos alunos, elaboramos o projeto denominado “brincando e aprendendo física: usando aviões de papel no ensino de aerodinâmica” através desta atividade utilizamos os aviõezinhos de papel como recurso experimental para apresentar a física presente no voo de aeronaves.
Esta atividade pode ser realizada com alunos do 1° ano do ensino médio, pois aborda conceito de forças, leis de Newton e o Princípio de Bernoulli. A física envolvida nas quatro forças fundamentais da aerodinâmica (sustentação, arrasto, peso e tração), podem ser entendidas usando dois princípios o primeiro é utilizando a física de fluidos e o Princípio de Bernoulli, onde diz que se a velocidade do fluido (ar) aumenta enquanto ele se move, a pressão deste fluido diminui. O segundo utiliza as Leis de Newton, no qual “o ar, ao ser defletido pela asa, é acelerado para baixo exercendo força sobre a asa (2ª lei de Newton). Esta por sua vez, exerce uma força de reação (3ª lei de Newton) que origina a sustentação” fazendo a aeronave se manter no ar.
Objetivos: o material desenvolvido tem por objetivo facilitar o aprendizado dos alunos nos conceitos físicos presentes na aerodinâmica e assim transpô-lo para sua realidade identificando os fatores que fazem as aeronaves manter-se no ar.
Descrição do material: A construção do material é bem simples, onde será utilizado 4 formatos de aviõezinhos de papel diferentes encontrados na internet, os materiais necessários:
- 10 folhas de papel A4 em cores diferentes para cada grupo ter uma cor;
- Tesoura sem ponta;
- Régua;
- Cronometro;
- Trena;
O passo a passo da construção está disponível nos seguintes links do Youtube:
- Como fazer um avião de papel que voa muito longe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YcJpATIc4rk
- Avião de papel - (Voa muito / Testado). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7oV4M_5mFXY
- Como fazer um Avião de papel que voa muito manual do mundo | Limbus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d-XRUnnwtyE
- Como fazer avião de papel clássico (dobradura / origami) [MODELO 1]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vzlIo7EB74E
Para a construção dos aviões é necessário dividir a sala em quatro grupos, cada grupo fica responsável por elaborar um protótipo do avião de papel. Onde cada grupo deve receber o vídeo com o passo a passo da construção do aviãozinho para facilitar a visualização das dobraduras.
Após a construção dos aviõezinhos, deve ser analisado qual modelo possuí melhor aerodinâmica durante o lançamento. Onde a explicação da aerodinâmica presente em aeronaves deve ser instruída para que os alunos coloquem em pratica o novo aprendizado. Deve então iniciar com os alunos uma competição entre os grupos para analisar qual avião de papel fica mais tempo no ar e qual atingi maior alcance no solo.
Utilizando o cronometro do celular deve-se medir o tempo que o avião de cada grupo permaneceu no ar depois que foi lançado a determinada velocidade pelo lançador. Na sequência utilizando a trena, medir a distância de lançamento até o ponto em que o avião de papel atingiu o solo. Após a coleta de dados, cada grupo deve calcular a velocidade inicial que o avião foi lançado (equação 1), a aceleração do avião de papel (equação 2) e sua força de sustentação (equação 3).
[pic 1][pic 2] (1)
...