Didatica Geral
Exames: Didatica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sulaluz • 29/5/2014 • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 458 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Polo IACS – Taquara RS
Curso de Pedagogia
Disciplina Didatica
Atividades Praticas Supervisionadas
Taquara, 17 de outubro de 2013.
Introdução
Este trabalho é importantíssimo para o desenvolvimento das habilidades práticas do curso de pedagogia, pois forma um pilar importante para a construção da prática docente, ele nos ajuda a descobrir como poderemos desenvolver uma boa aula aos nossos alunos.
Publico alvo
A turma de Educação Infantil, Berçário IIA observada pelo grupo, encontrada na cidade de Taquara, no Bairro Empresa, é uma escola que dispõe de uma estrutura e materiais adequados às necessidades da turma: TV, rádio, DVD, bolas para esporte, de acordo com a quantidade de alunos que são 15. Os alunos tem idade de 1 a 2 anos e meio.
Na sala de aula, há brinquedos e jogos de estímulo como legos, jogos de encaixe, bonecas, carrinhos. Além de ter também, o canto da Hora do conto, com revistas, livros de histórias e jornais. Disponíveis para exploração dos alunos, e recorte. A sala possui um espaço amplo, e adequado ao numero de alunos, tendo a possibilidade de organizar as crianças em grupos, porém, as mesas são em forma de círculo, não tendo a possibilidade de organizá-los em duplas.
A turma na qual foi feita a observação, demonstra ser bem calma e receptiva, quanto às atividades propostas pela professora. Os alunos são calmos, apenas em alguns momentos, como após o lanche e perto do horário da saída ficam um pouco agitados, mas nada exagerado.
Tema da aula: “Sítio do Seu Lobatto”
Onde falaremos dos animais que vivem no sitio o som que fazem e seus alimentos.
Justificativa
O Projeto surgiu com o interesse dos alunos por músicas infantis e especialmente relacionadas aos bichos. O encantamento dos alunos pelos bichos fez com que escolhêssemos esse tema para ser trabalhado. De acordo com GARCIA (2002, p161), conteúdo é [...] “tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações. Um conteúdo pode referir-se a conhecimento, atitudes, hábitos etc.” Tudo que é passado a eles é conhecimento, informação, ativação de sua criatividade.
Objetivos
No relatório abordaremos questões do estudo reflexivo e a dimensão do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Para tanto, buscamos na vivência diária de alunos e professores do Berçário A, crianças com idade de um a dois anos, elementos que sustentaram o relato que apresentamos a seguir.
Manifestamos neste relato a importância do professor na construção de um novo cidadão, seus conhecimentos, suas trocas e seus saberes somente serão possíveis através da interação professor/aluno, “Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade espera formar”. (HAYDT, Centro de Estudos de pessoal, Operacionalização de objetivos educacionais, 2005, p.11).
O objetivo da aula é desenvolver a fonoarticulação fazendo os alunos imitarem o som dos bichinhos, desenvolver a habilidade motora ampla e fina enquanto estão imitando os bichinhos, fazer os alunos respeitarem os animais e o meio onde eles vivem.
Temos como objetivos:
• Aprimorar a fala e audição através de métodos lúdicos;
• Reforçar a pronúncia dos sons e cores;
• Conhecer e distinguir os bichinhos;
• Incentivar o contato e o cuidado com a natureza e os animais;
• Desenvolver a fonoarticulação;
• Brincar de faz de conta;
• Conhecer as partes do corpo dos animais e do que eles se alimentam;
• Conhecer o que eles produzem e o ambiente em que eles vivem.
Procedimentos de ensino e método
Lançamento do tema
Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.
O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um deve olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.
Dentro da caixa deve conter vários livros de bichinhos, de alimentos, do sitio do seu lobatto, vários por toda a caixa. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá varias historias. A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com as historias. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro? Após todos terem olhado dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
• O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
• Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.
• A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que as historias são um tesouro.
A atividade foi realizada com o intuito de desenvolver a fala e a audição através de métodos lúdicos, Brincando de faz de conta imaginando as historias como um verdadeiro tesouro.
Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem que tipos de historias
...