Direito Internacional
Artigos Científicos: Direito Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adnnasc • 25/3/2014 • 326 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Faça pesquisa na internet, em livros, revistos e/ou outras fontes bibliográficas sobre a assistência humanitária brasileira e após, redija um texto (10 a 20 linhas) contendo um resumo das ideias principais contidas no documento/ artigo analisado. Não se esqueça de mencionar a fonte bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. (3,5 pontos)
Resposta: Apesar de pessoalmente não concordar, em parte, com o estilo de assistência humanitária brasileiro como o fome zero, é de se perceber que o Brasil tornou-se uma referência internacional, atraindo missões estrangeiras interessadas em conhecer “nossos” projetos. Com relação a ser contra, em parte, com tal assistência, gostaria de dizer que não concordo com algumas condições para receber o “incentivo”, tais como presença obrigatória dos filhos dos beneficiários no âmbito escolar. Tal condição deveria ser obrigatória por si só e não como uma condição para ser recompensado. Mas vamos continuar no assunto principal. A solução brasileira para acabar com a pobreza virou referência para outros países, a ponto de se tornar uma espécie de produto de exportação. Países do mundo inteiro têm buscado tecnologias de combate à fome e de inclusão social, criadas e adotadas pelo Brasil. O formato elaborado pelo Brasil é considerado tão eficiente que o Banco Mundial pediu a cooperação do país para tentar adotar os pontos principais da nossa política de combate à miséria dentro de um ambicioso programa internacional, cujo desafio é reduzir a extrema pobreza a apenas 3% da população mundial até 2030 – cinco vezes menos do que hoje. Retornando novamente ao assunto principal, vislumbro que o Brasil tem participado ativamente do diálogo multilateral sobre assistência humanitária. Nesse diapasão, o Governo brasileiro tem estabelecido importantes parcerias com outros países e com diversos organismos e agências do sistema das Nações Unidas. De igual modo, o Brasil tem se engajado em plataformas, reuniões e mecanismos internacionais, regionais e sub-regionais especializados e também se esforçado para desenvolver o arcabouço jurídico doméstico no que diz respeito à assistência humanitária internacional.
...