Direito Internacional
Artigos Científicos: Direito Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianameurer • 19/3/2015 • 919 Palavras (4 Páginas) • 464 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Direito Internacional
Curso: Direito
Professor: Sabrina Morais
Nome do aluno:
Data: 12/02/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
01. Analise a charge abaixo:
Charge sobre a globalização e suas consequências
Fonte: Boletim Mundo - março de 1996
Redija um texto de 10 a 20 linhas, explicando a relação da charge com os princípios das relações internacionais. (3,0 pontos)
Resposta:
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, política e cultural. Pode-se dizer que ela estabelece uma integração entre pessoas e países do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todo o planeta. Os princípios das relações internacionais muito se assemelham aos ideais da globalização. Tais princípios visam à defesa da paz mundial, cooperação entre todos os Estados e povos independentemente de qualquer diferença e à igualdade de direitos de autodeterminação de todos os povos. Analisando a charge apresentada e os princípios inerentes às relações internacionais, conclui-se que ambas possuem o mesmo objetivo, qual seja, uma integração entre todos os povos do mundo baseada na democracia e igualdade, visando sempre o bem estar e segurança de todos. Por fim, atentando-se ao que foi apresentado, percebe-se que os princípios são os pilares da globalização, pois permitem que esta estabeleça a integração entre as pessoas e países do mundo todo.
02. Leia o trecho do texto sobre a assistência humanitária:
A assistência humanitária brasileira vem adicionando às ações emergenciais uma dimensão estruturante, na medida em que busca promover tanto a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis quanto a prevenção e a redução de riscos de desastres. Assim, o Brasil contribui para o desenvolvimento de um novo paradigma de assistência humanitária internacional, com base na experiência da estratégia Fome Zero - a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Busca-se o contínuo aperfeiçoamento de ferramentas de assistência humanitária que garantam o fortalecimento da resiliência e da resposta de comunidades a calamidades socionaturais, com ênfase na participação social e no estímulo à rápida recuperação e ao desenvolvimento pós-desastres. Como exemplo disso, pode-se mencionar o fomento às compras locais de alimentos da agricultura familiar para o fornecimento de alimentos para populações vulneráveis ou flageladas por calamidades socionaturais. Permite-se, desse modo, a atenção às necessidades emergenciais ao passo em que se estimula o desenvolvimento socioeconômico das regiões atingidas.
Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/temas/acao-contra-a-fome-e-assistencia-humanitaria/assistencia-humanitaria/view. Acesso em 10 jun. 2011.
Faça pesquisa na internet, em livros, revistos e/ou outras fontes bibliográficas sobre a assistência humanitária brasileira e após, redija um texto (10 a 20 linhas) contendo um resumo das ideias principais contidas no documento/ artigo analisado. Não se esqueça de mencionar a fonte bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. (3,5 pontos)
Resposta:
...