Direito Internacional E Nacional
Monografias: Direito Internacional E Nacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaissaEvanovicth • 27/8/2014 • 863 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
DIREITO INTERNACIONAL
PÚBLICO:
Representa o conjunto de princípios ou regras que regulam as relações jurídicas entre Estados ou nações.
Nação x Nação/ ex: Brasil x Portugual
PRIVADO
Tem como principal objetivo a resolução de conflitos de jurisdição internacional. Incumbe-lhe definir qual é a lei aplicável e determinar a condição jurídica dos estrangeiros.
Nação x Estrangeiro/ ex: Brasil x Estrangeito
DIREITO NACIONAL
PÚBLICO:
1- direito constitucional:
É o ramo do direito público interno dedicado à análise e interpretação das normas constitucionais. tais normas são compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, consideradas leis supremas de um estado soberano, e tem por função regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais.
2- direito tributário:
É um ramo do direito público que rege as relações existentes entre o estado (fisco) e os particulares (contribuintes), tendo por objetivo a regular os tributos. o estado funciona como sujeito ativo, que exige o pagamento do tributo, que caracteriza a obrigação de dar, sendo sujeito passivo nessa relação o contribuinte. o direito tributário é um direito constitucional que trata da regularização dos tributos.
3- o direito processual:
É aquele que diz respeito aos processos civis e criminais. trata-se do ramo do direito cuja função é a organização dos tribunais de justiça e a supervisão das pessoas que participam dos processos judiciais.
4- direito penal:
É um ramo do direito público, constituído por normas jurídicas, no qual o estado ao selecionar os bens mais relevantes para a sociedade proíbe determinadas condutas definindo crimes e cominando as respectivas sanções, seu objetivo é de regular as relações entre indivíduo e a sociedade, mantendo uma harmonia entre eles.
5- direito previdenciário:
É ramo do direito público que objetiva o estudo e disciplina da seguridade social, em geral, regula e normatiza o que conhecemos como previdência, seja a social ou privada.
6- direito ambiental:
É a área do conhecimento jurídico que estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteção do meio ambiente.
7- direito financeiro:
É o ramo do direito que estuda o orçamento dos entes da administração direta e indireta, regulamento o controle de contas de receitas e despesas necessários para a consecução dos objetivos do estado.
8- o direito eleitoral:
É o ramo do direito público que disciplina a criação dos partidos, o ingresso do cidadão no corpo eleitoral para fruição dos direitos políticos, o registro das candidaturas, a propaganda eleitoral, o processo eletivo e a
...