Direito Natural E Positivo
Pesquisas Acadêmicas: Direito Natural E Positivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassyalba • 12/6/2014 • 429 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
Trabalho de
Direito Natural
e
Direito Positivo
INTRODUÇÃO
São duas realidades distintas, divididas em:
• Direito Positivo como sendo o conjunto das normas jurídicas escritas e não-escritas vigentes em determinado ordenamento jurídico.
• Direito Natural seria o ordenamento ideal, abstrato.
Direito Positivo
É o direito institucionalizado pelo Estado nas suas diversas formas, seja ela escrita ou costumeira e efetivamente observado em uma comunidade, ou seja, o Direito criado pelo homem com um dos normaliza dores do processo de adaptação social e efetivamente aplicado pelas autoridades de um Estado. E também é a ordem jurídica obrigatória em determinado tempo e lugar. Ex: Código Civil, Código Penal.
Direito Natural
Direito Natural é o Direito concebido sob a forma abstrata, não é escrito, não é criado pela sociedade e nem é formulado pelo Estado. É um Direito espontâneo que se origina na natureza social do homem e que é revelado pela experiência e razão.Ao editar suas normas, o Estado, a coletividade e o próprio homem vão buscar os princípios fundamentais de respeito à vida, à liberdade e aos seus desdobramentos lógicos. Princípios de caráter universal e imutáveis. Ex: direito à vida, direito à liberdade.
Conclusão:
O Direito não é uma concepção abstrata de normas. Na verdade, as normas são modelos de fatos e acontecimentos da vida social. Além das normas de Direito Natural, o ordenamento jurídico se compõe de elementos que decorrem de motivações sociais diversas.
O processo de formação do ordenamento jurídico não resulta de uma simples vontade do legislador, mas é resultante da atuação da vários FATORES que influenciam no processo de formação das leis. Devendo o Direito sempre refletir à realidade da sociedade para a qual é dirigido.
Bibliografia
- Paulo Nader, Introdução ao Estudo do Direito, Rio de Janeiro: Forense , 2002, p. 77.
...