Direito Penal CC01 UNESA
Artigos Científicos: Direito Penal CC01 UNESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: achagasjr • 17/3/2014 • 649 Palavras (3 Páginas) • 1.740 Visualizações
) Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor.
Ricardo, atrasado para pegar seus filhos no colégio, ao pegar seu carro não coloca o cinto de segurança. No trajeto, ainda que dirigindo numa velocidade compatível como local, um policial percebe a ausência do cinto e lhe aplica uma multa. Assim, considerando que Ricardo praticou um ilícito, violando o art. 167 do CTB (lei 9.503/97) é possível afirmar que ele praticou um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.
R: Apesar de Ricardo ter violado o CTB, ele não praticou um crime, assim como também podemos afirmar que não é todo ilícito que configura crime.
Segundo o que leciona Fernando Capez, sendo o Brasil um Estado Democrático de Direito, o seu direito penal há de ser legítimo, democrático e obediente aos princípios constitucionais que o informam. Não se admitem mais critérios absolutos na definição dos crimes, os quais passam a ter exigências de ordem formal e material.
Nosso Estado Democrático de Direito parte o princípio da dignidade humana, que orienta toda a formação do Direito Penal: orienta o legislador no momento de criar um novo delito e o operador no instante em que vai realizar a atividade de adequação típica.
Com isso, pode-se afirmar que a norma penal em um Estado Democrático de Direito não é somente aquela que formalmente descreve um fato como infração penal, pouco importando se ele ofende ou não o sentimento social de justiça; ao contrário, sob pena de colidir com a Constituição, o tipo incriminador deverá obrigatoriamente selecionar, dentre todos os comportamentos humanos, somente aqueles que realmente possuam lesividade social.
É imperativo do Estado Democrático de Direito a investigação ontológica do tipo incriminador.
Crime não é apenas aquilo que o legislador diz sê-lo (conceito formal), uma vez que nenhuma conduta pode, materialmente, ser considerada criminosa se, de algum modo, não colocar em perigo valores fundamentais da sociedade.”
2) Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ?mal necessário? à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
a) o Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade;
b) o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
Xc) o Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei.
d)
...