TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito público E Privado

Casos: Direito público E Privado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

Texto da questão

Verusca, quarenta e dois anos de idade, é solteira, mãe de Lucas, de vinte e três anos de idade, e de Carlos, de 20 anos de idade. É filha de Sandoval, sessenta anos de idade. Verusca residia com seus filhos e era vizinha de seu pai, já que sua mãe é falecida. Em janeiro de 2012 ela desapareceu de seu domicílio sem deixar notícias, bem como sem deixar representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens. Neste caso, em regra:

Escolha uma:

a. Não há como declarar a ausência de Verusca, uma vez que a mesma possuía endereço certo e desapareceu há menos de dois anos, prazo legal previsto no Código Civil brasileiro. IncorretoErrou!

b. Na declaração de ausência de Verusca será nomeado, obrigatoriamente, seu legítimo curador: Lucas.

c. Na declaração de ausência de Verusca será nomeado seu legítimo curador: Sandoval.

d. Não há como declarar a ausência de Verusca, uma vez que a mesma possuía endereço certo e desapareceu há menos e seis meses, prazo legal previsto no Código Civil brasileiro.

Questão 2

Texto da questão

Considere as seguintes situações:

I. Bárbara, quarenta anos de idade, foi atropelada por um ônibus. Em consequência do atropelamento e das sequelas físicas resultantes, transitoriamente ela não pode exprimir a sua vontade.

II. Vivian, cinquenta anos de idade, é pródiga e sendo assim, esbanja dinheiro com aquilo que lhe dá prazer, dissipando os seus bens.

III. Giulia, vinte anos de idade, é deficiente, sem desenvolvimento mental completo, apresentando dificuldades no seu aprendizado escolar.

De acordo com o Código Civil brasileiro, é incapaz relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

Escolha uma:

a. Vivian, apenas.

b. Bárbara e Giulia, apenas.

c. Bárbara, Giulia e Vivian.

d. Giulia e Vivian, apenas.

Questão 3

Texto da questão

Considere que o filho de Mário Lins de Souza e de Luna Ferreira de Melo tenha sido registrado com o nome de Paulo de Souza. Nessa situação hipotética,

Escolha uma:

a. Apenas por meio do casamento será possível a Paulo alterar seu nome, o que será feito com a inclusão de sobrenome da esposa.

b. Paulo, se assim o desejar, poderá, no prazo de até um ano após atingir a maioridade, introduzir em seu nome um patronímico materno, sem que precise justificar sua vontade.

c. É obrigatória, em razão da abolição do traço patriarcal da legislação civil brasileira, a adoção do sobrenome materno, de modo que o registro de nascimento de Paulo poderá ser alterado a qualquer momento e, até mesmo, de ofício.

d. Paulo poderá, se assim o desejar, incluir em seu nome apelido que seja notório, o que deverá ocorrer por meio de pedido devidamente instruído e dirigido ao oficial do cartório de registro civil.

Questão 4

Texto da questão

Maria Aparecida, viúva, apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer, mas ainda no domínio pleno de suas faculdades mentais, temendo a iminente perda de sua capacidade civil, outorga instrumento de mandato com poderes especiais e expressos para sua única filha, autorizando-a a alienar seu único bem imóvel para custear seu futuro tratamento. Durante as tratativas iniciais para alienação do imóvel, sem assunção formal de quaisquer obrigações, sobrevém a interdição da primeira, nomeando-se curadora pessoa diversa da mandatária e reconhecendo- se, por perícia médica, que a incapacidade ocorrera em data superveniente à outorga do mandato. Nesse caso:

Escolha uma:

a. Será possível a outorga, pois trata-se de conclusão de ato jurídico iniciado, havendo perigo na demora.

b. Será possível a conclusão do negócio pela própria mandante, uma vez que o mandato que contém poderes de cumprimento ou confirmação de negócios encetados, aos quais se ache vinculado, é irrevogável.

c. Será possível a outorga da escritura pela mandatária, uma vez que a lei autoriza autocuratela antecipada.

d. Não será possível a outorga da escritura pela mandatária, uma vez que a incapacidade do mandante faz cessar o contrato de mandato.

Questão 5

Texto da questão

São considerados absolutamente incapazes :

Escolha uma:

a. Os excepcionais, independentemente de seu desenvolvimento mental.

b. Os viciados em tóxicos.

c. Os que não puderem exprimir sua vontade, ainda que por causa transitória

d. Os ébrios habituais.

Questão 6

Texto da questão

Em relação à capacidade civil:

Escolha uma:

a. São relativamente incapazes os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil.

b. São absolutamente incapazes, em regra, os ébrioshabituais, os viciados em tóxicos, bem como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com