Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Por: Benedctus • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo transmitir um pouco ao que se refere aos direitos humanos, saúde e meio ambiente, entre outros aspectos, direcionando para os direitos fundamentais: Titularidade (individual, coletiva e difusa), objeto (liberdades, direitos sociais e direitos da solidariedade) e gerações (primeira, segunda e terceira), que corresponde a dignidade da vida de qualquer ser humano.
Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica
Os Direitos humanos tem um espaço prioritario para compreensão do Estado democrático e sua contribuição para garantia e proteção da dignidade humana. Os direitos humanos defendem os direitos sobre si mesmo assim defendendo a diguinidade humana e tem ordem juridica que esta acima do estado.
Os direitos fundamentais são construídos em diferentes situações, em momentos quaisquer, que estão progredindo juntamente com as condições necessidades humanas. Direitos difusos caracterizam-se pela indeterminação de seus titulares, por não poder estabelecer de maneira numerosa seus beneficiarios. Um bom exemplo é o problema com a falta de água a populatinge o meio ambiente e diretamente a toda população. È um direito coletivo desta forma nãp precisando de protetor, pois quando uma ação independente é feita de forma errada todos pagam pelo erro.
Ao que se refere sobre direito solidario considera-se um dos mais importantes para apoio a cidadania da população, pois seu objetivo é a qualidade de vida e um meio ambinte com saúde e não doente como estamos deichando.
Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica
Os direitos humanos surgiram apartir das lutas, opnioes divergentes da população contra a tirania do estado, que a qualquer preço ditava suas regras sem pensar em suas implicações. São destacadas três gerações de direitos que não surgiram coletivamente e sim conforme a demanda do periodo, porem com as mesmas caracteristicas.
Os direitos fundamentais de primeira geração tem como caracteristica o individualismo seu foco principal é o estado, porem seus valores são relacionados a liberdade ou seja direitos civis e politicos.
Os direitos de segunda geração caracterizam-se pela obrigatoriedade do estado para o fornecimento aos direitos fundamentais sendo de titularidade coletiva já que atinge a um todo, são ligados aos direitos sociais, econômicos e culturais.
Os direitos humanos de terceira geração são chamados de direitos da fraternidade ou da solidariedade, o direito à paz, o direito ao desenvolvimento, o direito ao meio ambiente saudavel entre outros e seu principal foco é a proteção do ser humano.
...