Discipulado Módulo
Por: leobino • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 18.683 Palavras (75 Páginas) • 883 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
DISCÍPULADO
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”.
2 Timóteo 2:15
“... Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações...”
Mateus 28:19
[pic 4]
Missionário Wellington Leobino
Igreja do Evangelho Quadrangular – Vergel II
PREFÁCIO
Este estudo é uma forma de passar os ensinamentos básicos do evangelho e do cristianismo, para que você caro leitor, entenda qual o propósito de Deus para a sua vida. E para que você saiba que Deus não lhe chamou simplesmente para frequentar a igreja e ostentar o título de cristão, mas O SENHOR lhe escolheu e lhe separou, para ser um verdadeiro discípulo, e levar a palavra de Deus a toda criatura.
Sinto que nos dias atuais, o amor e o interesse pelo entendimento das escrituras sagradas, tem se esfriado e ficado de lado. Da mesma forma tem sido cada vez menor o interesse por missões, e evangelizações, ainda que seja no nosso ambiente cotidiano.
Se você, mesmo com todos os obstáculos, sente a vontade de buscar ao Senhor de todo o seu coração, e se você pretende mergulhar nos rios do Espírito e viver uma nova explosão de fé, seja bem vindo a este pequeno curso.
Saiba que Deus, tem um chamado para cada um de nós, e ele está contando com você para propagar o evangelho e levar a mensagem da salvação. Que a partir deste momento, o Senhor abra os seus olhos espirituais, e que o Espírito Santo toque no seu coração, afim de que cresça dentro de você uma enorme sede pela palavra de Deus.
Seja bem vindo, futuro missionário! Que Deus lhe abençoe, e que esse estudo nos faça crescer Espiritualmente de uma forma extraordinária!
Que esse seja o começo de uma longa caminhada.
Missionário
Wellington Leobino
DEDICATÓRIA
Dedico este estudo ao meu Deus, pois a Ele é dado o Dom da Ciência e da Sabedoria, e sem ele não fazemos nada.
Ao meu grupo Missionário de Jovens, da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular do Vergel. Onde eu como líder, tenho dado o meu melhor para o crescimento espiritual de cada um dos integrantes.
Dedico à minha família, por ser minha base, meu alicerce, e meu referencial na sociedade.
E dedico á você caro leitor, que está dedicando uma porção do seu tempo ao Senhor, e ao estudo da sua Palavra.
Tenha uma ótima leitura e entendimento!
SUMÁRIO
Prefácio........................................................................................03
Dedicatória..................................................................................04
Capítulo 1 – Conhecendo a Bíblia.............................................06
Capítulo 2 – Conhecendo Deus.................................................09
Capítulo 3 – Conhecendo a Salvação........................................12
Capítulo 4 – Conhecendo a Igreja............................................15
Capítulo 5 – Conhecendo o valor da oração............................18
Capítulo 6 – O Discípulo e a Fé.................................................22
Capítulo 7 – O Discípulo e a Obediência..................................25
Capítulo 8 – O Discípulo e o Dízimo.........................................29
Capítulo 9 – O Discípulo vivendo cheio do Espírito................32
Capítulo 10 – O Discípulo e os Dons do Espírito Santo..........36
Capítulo 11 – O Discípulo e os Frutos do Espírito Santo.......40
Capítulo 12 – O Discípulo e o Evangelismo.............................44
Conclusão....................................................................................48
CAPÍTULO 01
Conhecendo a Bíblia
Texto Bíblico:
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” – (Salmos 119.105)
INTRODUÇÃO
Você já deve Ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida, agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus.
I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS
Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procure-a e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranhos e difíceis para se ler pela primeira vez.
Bem cedo, em sua vida cristã, você concluirá que não se pode ser crente sem a Palavra de Deus. Por isso, os autênticos cristãos carregam, leem e estudam a Bíblia.
A Bíblia é a Palavra de Deus, porque, através dela, o Senhor se dá a conhecer aos homens. Isto se chama revelação divina.
Deus fala conosco através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer o Senhor, a entendê-lo e a obedecer às orientações dele para a sua vida particular e participação na igreja da qual você faz parte.
A revelação de Deus, a qual se encontra na Bíblia, foi escrita por cerca de 40 pessoas, em dois idiomas, o hebraico e o grego, bem diferentes do português.
Isto aconteceu há muitos anos. Uns eram profetas, outros reis, sacerdotes, pescadores, criadores de gado e até cobrador de impostos. Deus escolheu estas pessoas e as usou, apesar de suas imperfeições e seus diferentes conhecimentos da vida humana. Este é o lado maravilhoso da Bíblia. Apesar dos livros serem escritos por pessoas diferentes, em épocas bem distantes, e depois unidos num livro só, a Bíblia é completa e perfeita em unidade e harmonia.
Deus inspirou estas pessoas para escreverem a Bíblia, capacitando-as a receber e a transmitir o ensino sem mistura nem erro. A inspiração divina é também a garantia de que as pessoas escolhidas escreveram apenas o que Deus queria, sem os sinais das fraquezas e dos erros, próprios da natureza humana. Leia a seguir o que disse Paulo, um dos escritores da Bíblia. Ele falou: ‘Toda a Escritura é divinamente inspirada...’ (2 Timóteo 3.16a).
...