Divórcio X Separação Judicial
Dissertações: Divórcio X Separação Judicial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: piink • 24/9/2013 • 253 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Antigamente, a separação judicial criava uma situação interessante: o casal já não era mais um casal, mas os cônjuges continuavam presos um ao outro pelo vínculo do casamento que não se rompia com a sentença. Após a separação judicial e eventualmente superados os dramas, o casal se via obrigado a se reencontrar para transformar o casamento em divórcio, reavivando sofrimentos que já tinham sido vencidos.
A sociedade de 30 anos atrás não existe mais. Os valores mudaram muito. A sutil diferença jurídica entre separação judicial e divórcio é que a primeira dissolve a sociedade e o segundo dissolve o vínculo conjugal. Isso repercute no fato de que o divórcio permite um novo casamento, o que não é possível com a separação judicial.
É por isso que a Emenda Constitucional nº 66/2010 é chamada de “Emenda do Casamento” e não de “Emenda do divórcio”. Não foi ela que instituiu o divórcio no Brasil. Muito pelo contrário, é a partir dela – e das facilidades que ela oferece – que a sociedade brasileira poderá avançar em direção a uma nova realidade.
12 0 5 TAGS: advogado , casamento , conjugal , destaque , interessante , morais
Auto_EscolaCâmeras internas vão evitar fraudes nos exames de direção
Assembleia Legislativa lança programa em defesa dos idosos
quadrado médioquadrado médio
superbanner
História
Comercial
Equipe
Anuncie
Contato
Geral
Política
Economia
Educação e Cultura
Saúde e Vida
Opinião
Esportes
Acir Antão
Bruno Falci
Carlos Cruz
Chico Maia
Eduardo Tavares
Eduardo Guedes
Emanuel Carneiro
Emilienne Santos
Flávia Simão
José Agostinho
José Maria Trindade
Juliana Castilho
Luiz Carlos Gomes
Luiz Carlos Alves
Mário Ribeiro
Paulo Passos
Paulo Pedrosa
Roberto Simões
Rodrigo Flausino
Thais Santos
Vigílias
Wanderley Paiva
Nativa Comunicação Divórcio x separação judicial
-
...