Doseamento De cápsulas De Ácido Salicílico
Artigo: Doseamento De cápsulas De Ácido Salicílico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneska34 • 27/4/2014 • 2.265 Palavras (10 Páginas) • 400 Visualizações
Introdução
A gripe é a mais comum das afecções, mas sua causa permanece obscura para a medicina. Há alguns anos, passou a ser atribuída ao contágio de vírus transmissíveis
pelo ar ou à alergia. O ácido acetilsalisílico (C8O2H7COOH) é o analgésico mais utilizado em todo o mundo, principalmente, no combate à gripe, resfriados e inflamações.
Para determinar o teor de ácido acetilsalisílico em comprimidos de analgésicos
Aspirina® utilizamos reagentes os quais segue breve descrição dos mesmos abaixo.
Hidróxido de Sódio
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo. É produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura).
É utilizado em reações químicas por sua alta reatividade. Exemplos: em degradações, onde é usado para preparar alcanos a fim de diminuir a quantidade de carbono na cadeia. Usado também, juntamente com o óxido de cálcio (CaO), para diminuir a reatividade e prevenir a corrosão dos tubos de ensaio.
O manuseio do hidróxido de sódio deve ser feito com total cuidado, pois apresenta um quadro considerável de danos ao homem. Se for ingerido, pode causar danos graves e às vezes irreversíveis ao sistema gastrointestinal, e se for inalado pode causar irritações, sendo que em altas doses pode levar à morte. O contato com a pele também é um fato perigoso, pois pode causar de uma simples irritação até uma úlcera grave, e nos olhos pode causar queimaduras e problemas na córnea ou no conjuntivo.
Em casos de contato com o hidróxido de sódio, deve-se colocar a região exposta em água corrente por 15 min e procurar ajuda médica, se for ingerido deve-se dar água ou leite à vítima sem provocar vômito na mesma, se for inalado levar a vítima para um local aberto para que possa respirar. Se caso a vítima não esteja respirando, é necessário usar respiração artificial.
Água Deionizada
É a água que foi obtida por meio da deionização.
Deionização é um processo utilizado em laboratórios e indústria para produzir solventes puros, isentos de íons, com grande destaque a para a água.
Na produção da dita água deionizada procede-se passando a água a tratar por uma coluna com grãos de uma resina de troca iônica.
No caso das resinas de troca catiônica, esta trocará seus íons hidrogênio (H+) por contaminantes catiônicos, como os cátions (cálcio, magnésio, ferro, alumínio, manganês, cobre, zinco, cromo, níquel e outros cátions metálicos e cátions diversos).
As resinas aniônicas trocam seus íons hidroxila (OH-) por sua vez pelos contaminantes aniônicos (clorato, clorito, cloreto, sulfato, sulfito, sulfeto, nitrato, nitrito, fosfato, fluoreto e outros ânions, além da sílica).
As resinas de troca iônica são polímeros orgânicos geralmente sulfonados e derivados do estireno e do divinilbenzeno, sob a forma de pequenas partículas geralmente esféricas (com diâmetro menor que 0,5 mm).
A pureza da água na saída do processo pode ser determinada pela medição de sua condutividade elétrica, que sempre será reduzida de acordo com a eficiência da purificação.
Álcool Absoluto
O álcool é um composto orgânico formado por um ou mais grupos oxidrila (OH) ligado a átomos de carbono saturados. Os álcoois mais comuns no nosso cotidiano são o metanol e o etanol, sendo empregados como combustíveis e reagentes químicos. O etanol combustível é obtido, principalmente, por meio da fermentação da cana-de-açúcar.
O processo utilizado durante a produção do álcool pode gerar substâncias com maior ou menor teor de concentração. A destilação simples ou fracionada de etanol e água resulta numa concentração máxima de 95%.
Já o álcool absoluto, também chamado de álcool puro, é oriundo da destilação de etanol e o tratamento com benzeno, fato que proporciona uma substância altamente concentrada: 100% ou próximo disso. Essa substância é incolor e seu estado físico é o líquido.
Esse produto é altamente inflamável e, caso derramado sobre o solo, pode causar a contaminação do lençol freático. O álcool absoluto deve ficar fora do alcance de crianças, e a forma adequada de armazenamento é em tanques metálicos aterrados e protegidos contra descargas atmosféricas.
Em virtude da sua alta concentração, o álcool absoluto possui um valor comercial muito superior ao álcool comum. Sua utilização é restrita, sendo empregado no preparo de fórmulas farmacêuticas e de cosméticos.
Ácido Salicílico
O ácido salicílico é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, pertencente ao grupo dos hidroxiácidos (possui uma hidroxila e uma carboxila em sua estrutura), no seu estado puro é sólido, apresenta forma de cristais brancos ou de pó cristalino, inodoro, pouco solúvel em água, mas solúvel em solventes polares e éter.
O nome salicílico vem do latim salix, que quer dizer árvore do salgueiro, de onde foi isolado pela primeira vez.
Pode ser produzido a partir da biossíntese da fenilalanina, um tipo de aminoácido. Nos vegetais, o ácido salicílico é um hormônio, geralmente encontrado sob a forma de éter metílico e atua como retardador do envelhecimento natural das flores, processo conhecido como senescência. Também estimula a resistência individual de algumas espécies vegetais.
Esse ácido possui uma série de funções terapêuticas e por isso é largamente utilizado pela indústria farmacêutica. Veja algumas de suas aplicações:
Antitérmico (ou antipirético): atua no combate á febre, regulando a temperatura do corpo. Sua descoberta está intimamente relacionada a essa propriedade.
Analgésico: capaz de aliviar a dor. Desse grupo fazem parte os salicitos, a aspirina e a salicina, fármacos que têm o ácido salicílico como princípio ativo.
Esfoliante (ou queratolítico): atua no controle de hiperqueratoses, enfermidades ocasionadas devido ao excesso de queratina na pele, que por sua vez, se torna mais espessa, apresentando descamações como acne, caspa, dermatite
...