Dosimetria Da Pena No Tráfico De Drogas
Trabalho Escolar: Dosimetria Da Pena No Tráfico De Drogas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseanedecastro • 7/6/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 566 Visualizações
Palestra: Grandes Julgamentos - Dosimetria da pena no tráfico de drogas Produção: TV Justiça
Link: http://www.tvjustica.jus.br/index/ver-detalhe- programa/idPrograma/212884/youtubeid/_d8OxoFRYsg
1. No julgamento da dosimetria da pena no tráfico de drogas, o STF decidiu que a natureza e a quantidade da droga devem ser levadas em consideração somente em uma das fases da determinação da pena: ou na primeira fase, fixação da pena-base; ou na terceira fase, causas de aumento ou diminuição da pena. Com base nisso, é correto afirmar:
a) Um mesmo fato não pode ser fator duplo de dosimetria da pena, sob risco de se incorrer no bis in idem, vedado no sistema jurídico brasileiro.
b) A dosimetria da pena, no caso de tráfico de entorpecentes, deve possuir método diferenciado dos demais crimes, posto a gravidade desta infração penal.
c) Um réu pode ser condenado mais de uma vez em função de um mesmo ato, dependendo da espécie de infração penal cometida.
d) A dosimetria da pena, de acordo com o atual regime jurídico penal, permite ilimitada discricionariedade do juiz na sua fixação.
e) A existência de tráfico privilegiado significa a descriminalização do tráfico de drogas no Brasil.
2. No julgamento da dosimetria da pena no tráfico de drogas, o STF decidiu que a natureza e a quantidade da droga devem ser levadas em consideração somente em uma das fases da determinação da pena: ou na primeira fase, fixação da pena-base; ou na terceira fase, causas de aumento ou diminuição da pena. Com base nesse texto, analise as seguintes assertivas:
A utilização de um mesmo fato em mais de uma fase da dosimetria da pena configuraria o bis in idem, vedado no sistema jurídico-penal brasileiro.
A dosimetria da pena do crime de tráfico de drogas, por ser crime hediondo, não precisa obedecer ao sistema trifásico na determinação da pena.
A vedação do bis in idem na dosimetria da pena no crime de tráfico de entorpecentes significa uma descriminalização implícita desse crime.
Estão corretas apenas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
3. No julgamento da dosimetria da pena no tráfico de drogas, o STF decidiu que a natureza e a quantidade da droga devem ser levadas em consideração somente em uma das fases da determinação da pena: ou na primeira fase, fixação da pena-base; ou na terceira fase, causas de aumento ou diminuição da pena. Com base nesse texto, verifique:
A decisão do STF proibiu o bis in idem na dosimetria da pena no crime de tráfico de drogas
PORQUE
O princípio do bis in idem impede que um indivíduo seja condenado mais de uma vez, inclusive na quantidade de pena, por um mesmo ato.
A primeira assertiva é correta, mas a segunda assertiva é falsa.
A
...