Drones no brasil
Por: daianiscalfone • 27/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 433 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
SESI-CENTRO EDUCACIONAL MEMORINA ROSA CAMPOS
GABRIELY KARYSE E DAIANI SCALFONE
DRONES
CACOAL
2015
INTRODUÇÃO
O presente estudo foi elaborado com o intuito de adquirir, transmitir e aperfeiçoar o conhecimento dobre a área temática drones, estando assim qualificados para elaborar as respectivas notas dos alunos avaliados pela equipe.
Por meio deste será esclarecidos a definição de drones, quais nomes estes recebem, suas funções, características de sua produção, como ficaram conhecidos, em que podem nos auxiliar, seu valor aproximado, a implantação e a forma de utilização dos drones no Brasil e a relação atual entre privacidade e drones.
DESENVOLVIMENTO
Drones são aeronaves que não sejam tripuladas, mas comandadas por seres humanos à distância, podendo receber os nomes de VANT ("Veículo Aéreo Não Tripulado") e VARP ("Veículo Aéreo Remotamente Pilotado").
Foram projetados com objetivos militares, para atuarem em ambientes ou em situações de extremo perigo para o ser humano: como em combates aéreos, reconhecimento em território inimigo e buscas em lugares contaminados com substâncias tóxicas.
São produzidos com materiais resistentes e comandados a distância através de sinais de satélite ou via rádio. A popularidade do equipamento cresceu no final da primeira década do século XXI, quando os drones começaram a ser bastante utilizados por civis para fins de entretenimento.
Fotógrafos e cinegrafistas, por exemplo, usam drones com uma câmera acoplada para conseguir fazer imagens de ângulos aéreos. Atualmente não existem leis de privacidade voltadas para os drones, entretanto se houver a invasão da privacidade por drones entrará em vigor as leis de invasão de privacidade por câmeras sem autorização. Estima-se que a produção de um veículo aéreo não tripulado custe para os Estados Unidos entre US$ 800 mil e US$ 1 milhão.
O primeiro drone brasileiro ficou registrado como BQM1BR e voo pela primeira vez em 1983. Entretanto só ganharam força a partir do ano 2000, com o lançamento do Projeto Arara (Aeronave de Reconhecimento Autônoma e Remotamente Assistida).
Atualmente, a Polícia Federal Brasileira possui drones que vigiam as fronteiras do país, a tecnologia também foi utilizada para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do presente estudo foi possível adquirir e aprimorar o conhecimento sobre a área temática de drones, também entender sobre a definição de drones, quais nomes estes recebem, suas funções, características de sua produção, como ficaram conhecidos, em que podem nos auxiliar, seu valor aproximado, a implantação e a forma de utilização dos drones no Brasil e a relação atual entre privacidade e drones.
Também foi possível compreender que os drones ainda não possuem uma lei para a regulamentação e invasão de privacidade por isto é preciso estar atento, pois estes se enquadram nas leis de privacidade de câmeras não autorizadas.
...