EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alincassia • 3/10/2013 • 433 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
CURSO DE EXTENSÃO IAT
DISCENTES: MARIELLE FONTOURA MIRANDA, MARTA SUELY ALMEIDA, TAMARA MUNIZ E TEREZA LIMA
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
DADOS ESTATÍSTICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Trabalho apresentado à professora , ministrante do Curso Currículo e Avaliação, para fins avaliativos.
IPIAÚ-BA
ABRIL/2013
Podemos perceber mediante dados analisados que a região nordeste é a mais prejudicada no que concerne aos índices de desenvolvimento educativos, principalmente a população negra dessa região.
Mediante análises podemos afirmar que o alto índice de evasão no noturno é uma realidade difícil de ser sanada por professores e direção, pois, existe a migração de famílias inteiras em busca de trabalho, mas caberia aos gestores políticos possibilitar à permanência desses alunos (ou família) fazendo parecerias com as empresas para capacitar e empregar esse pessoal.
Observamos que em todas as dimensões analisadas, a população negra sofre com os dados negativos a respeito de sua educação formal. Podemos concluir que historicamente a população negra tem estado à margem da sociedade. Os mesmos deixam a escola para enfrentar o campo de trabalho ou cuidar dos filhos e da casa e alguns ainda retornam para a escola sempre no noturno.
Enfatizando a distorção idade/série, ressaltamos a importância de ações para a resolução dessa problemática, pois como: admissão de profissionais qualificados com boa formação para o ensino infantil, maior envolvimento político estabelecendo parcerias com empresas na disposição de empregos, bem como oferecimento de cursos técnicos e profissionalizantes.
Tendo em vista as diferentes realidades, o currículo precisa ser avaliado e analisado partindo das vivências regionais, ou seja, convergir com as necessidades de cada região obedecendo, portanto as exigências legais e mantendo os parâmetros como apoio para nortear o processo educativo. Cabe à escola perceber a real necessidade de adequação do currículo e para tanto os gestores deverão apoiar-se de conhecimentos vastos que viabilize maior atenção ao currículo estabelecido.
Outro ponto que deve ser discutido é a questão do trabalho infantil pois mesmo com apoio de entidades governamentais e não governamentais ainda há registros de número razoável de crianças que deixam de estar na escola para “ajudar os pais” no trabalho e sustento da família. Percebemos, portanto que a escola tem enfrentado sérios problemas de ordem sócio-educativa. Além de problemas na sistematização do ensino pode-se perceber problemas de gestão, pois, em muitas escolas até existe material didático pedagógico, mas não existe acessibilidade aos meios midiáticos disponíveis na unidade de ensino por parte dos alunos e professores. O uso das mídias precisa ser uma realidade escolar para acompanharmos o ritmo da sociedade global. Desse modo, acreditamos haver mudanças, procedentes para uma educação efetiva. Precisamos, pois lutar por uma educação igualitária e de qualidade para todos independente de cor, raça ou etnia.
...