EDUCAÇÃO E Saúde
Casos: EDUCAÇÃO E Saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veruskar • 3/8/2013 • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 328 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO NORMAL SUPERIOR HABILITAÇÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
VERUSKA DOS REIS SOUZA
EDUCAÇÃO E SAÚDE:
UMA PROPOSTA DE SUCESSO
Santa Luz
2006
VERUSKA DOS REIS SOUZA
EDUCAÇÃO E SAÚDE:
UMA PROPOSTA DE SUCESSO
Trabalho de avaliação ao Curso Normal Superior, do módulo VI, turno noturno à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como os temas: Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Fundamentos e Metodologias do Ensino da Geografia, Fundamentos e Metodologias do Ensino da História.
Orientador: Profs.: Flávio, Fábio, Eliane França, Gleiton.
Santa Luz
2006
1. Tema:
Educação e saúde: Uma proposta de sucesso
2. Introdução
2.1 Descrição da doença
A hipertensão atinge um grande número da população no mundo, seja por causa do estresse diário ou o mau hábito alimentar da vida moderna, quando não for causado por hereditariedade.
O aumento da pressão arterial contribui para a doença crônica denominada hipertensão que alcança números acima dos valores considerados normais (140/90m hg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos, outros tipos de hipertensão menos comuns é chamado de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico específico.
A pressão arterial varia durante o dia dependendo da atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está exercitando e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura, sentado ou em pé influência a pressão arterial. Ele é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico da hipertensão.
Quando a pressão arterial é medicada, dois números são anotados, tais como 140/90. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor número, chamado pressão diatólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).
Os fatores de risco que contribui para o quadro de pressão alta são:
• Histórica familiar – Pessoas que tem famílias com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas.
• Idade – Pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.
• Sal – A ingestão excessiva de sal pré dispõe do aumento da pressão arterial.
• Obesidade – Pessoas com excesso de peso tem maior probabilidade de desenvolver a hipertensão;
• Diabete – Pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Está combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais;
• Abuso de álcool – Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado a pressão alta. O significado de “abuso” pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.
• Vida sedentária – Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.
• Cigarro – O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial.
A hipertensão pode ser causada também por doenças dos rins, das glândulas e das artérias. Mas, geralmente, não se encontra nenhuma causa orgânica.
A pressão arterial alta é um problema, porque não maioria dos casos, a pessoa nada sente, ou seja, a maioria das pessoas não tem sintomas. Por isso é chamada de “doença silenciosa”. Apesar da ausência de sintomas de pressão arterial elevada pode causar danos ao seu corpo. Sendo a doença diagnosticada por acaso, exames clínicos de rotina ou com aparecimento de complicações nos rins, coração, cérebro e olhos. Mas existem casos que podem apresentar sintomas:
• Dores de cabeça;
• Palpitações;
• Tonturas;
• Náuseas;
• Mal-estar;
• Calor pelo corpo;
• Sangramento pelo nariz;
• Falta de ar.
Para a pessoa saber como está a sua pressão arterial, o único meio é a checagem do mesmo por um profissional da área de saúde.
2.2 Histórico da doença
No Brasil, com o desenvolvimento tecnológico o mercado de trabalho transformou os hábitos de vida das pessoas, mulheres e homens com dupla jornada de trabalho sobrecarregando o seu organismo a fim de manter o padrão de vida estável. Ocasionando assim uma vida sedentária pondo em risco a saúde física e mental.
Em Santa Luz, a incidência de hipertensão arterial tem crescido notoriamente nessa nova década.
Desde 1998 a Secretaria Municipal de Saúde vem registrando os casos
...