EDUCAÇÃO ESPECIAL
Casos: EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bbeatriz • 7/4/2014 • 635 Palavras (3 Páginas) • 681 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Todos sabem que a luta com a inclusão escolar é mundial essa missão vem sendo para que acabe a exclusão em nosso meio, para que os preconceitos acabem e que sejamos uma sociedade com os mesmos direitos e espaços, devemos estar sempre atentos e lutando pelos nossos direitos. A inclusão esta sendo uns dos temas mais falado por ai, mesmo sendo difícil combater o preconceito, o trabalho da inclusão esta ai para que podemos nos aceitar mais e aceitar o próximo sempre. Mas todos deficiente terão que ser incluídos e não alguns, a oportunidade é para todos se não seria inclusão.
Essa ideia deve ser abraçada e aceita por toda a sociedade, falar de inclusão é fácil , mas o difícil é por na prática, por isso requer o esforço de todos, para que com isso venha beneficiar a toda sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Leis e documentos que garantem o direito da criança à educação.
Existem vários documentos que estabelecem os direitos da inclusão na escola, logo a baixo estarão citados alguns deles.
° 1988
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA: Trabalha com o desenvolvimento cidadão sem nenhum preconceito, garantindo o direito escolar para todos.
° 1989
LEI Nº 7.853/89: Quando se recusam a matricula do aluno deficiente, é considerado como crime, sendo a matricula em escola publica ou privada.
° 1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): Garante o direito à igualdade de todos, para acesso e permanência na escola.
°1996
LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LBD)
O artigo 59 paragrafo 2 diz que quando não for possível atender o aluno com deficiência na escola comum, o atendimento especializado pode ocorrer em classes ou escolas especializada.
° 2001
DECRETO Nº3. 956 (CONVENÇÃO DA GUATEMALA)
Impossibilita a desigualdade com base na deficiência. Permite o acesso do Ensino Fundamental um direito humano.
REFLEXÃO:
- Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 e nos textos indicados na disciplina reflita sobre a situação de Caio.
Infelizmente nos deparamos com escolas que ainda não tem profissionais com preparação e capacitados para receber crianças com deficiências na sala de aula. Sabemos que todas as escolas ja devem ter um profissional na área e estrutura para recebê-los . Diante a solicitação de matricula do Caio a escola que ja tem a consciência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9394/96 ja deviam estar preparados para matriculas como a do Caio. Mas é triste em saber que o preconceito ainda existe em muitos lugares , mais triste ainda é saber que esta dentro das próprias escolas.
- O que a mãe da criança poderia fazer para que o direito de seu filho à educação fosse garantido?
...