ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: Ivan Alves Barreto Barreto • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1][pic 2]
IVAN ALVES BARRETO – 1110733
ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Lutas
Evandro Luis Ribeiro
FEIRA DE SANTANA - BA
11/05/2013
As lutas, apesar de soar estranho, podem ser trabalhadas no âmbito escolar e é conteúdo oficial apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Porém, o professor que não tem experiência em tal prática não deve fazê-la, pois pode incitar, sem querer, a violência. Mas o professor não precisa saber fazer para saber ensinar. Há meios em que o professor pode trabalhar lutas sem ter praticado antes.
As lutas que podemos trabalhar na escola entre outras são: a Greco-romana e o Taekwondo, pois são modalidades olímpicas que podem estimular o gosto dos alunos por lutas.
- Greco-romana:
Na luta Greco-romana participam competidores individuais com o objetivo de imobilizar os dois ombros do adversário até que o mesmo seja rendido usando apenas os membros superiores. Os juízes estabelecem as regras e vence quem conseguir o maior número de pontos.
Os alunos ainda podem desenvolver o gosto pela história desta luta que é bem interessante.
- História:
A luta teve origem na Grécia antiga, era um dos esportes mais importantes dos festivais gregos. Os gregos reconheciam a luta como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este admiração pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Olímpicos a partir de 704 d.C.
A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido às modificações em sua estrutura.
- Movimentos básicos:
A luta greco-romana tem um estilo e técnicas únicas, quando comparada a outras formas de luta. Uma característica da luta greco-romana são seus golpes espetaculares. A luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário – assim como os golpes com os punhos, ou a luta para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.
- Taekwondo:
Taekwondo é a arte que treina a mente através do corpo em busca da perfeição! Mas defini-lo não é tão simples como possa parecer.
No sentido mais prático, simples e direto, pode ser definido como uma Arte Marcial e um moderno desporto Olímpico de combate. É claro que, na sua essência, ele é muito mais que isso. O Taekwondo faz parte do modo de vida e da cultura do povo Coreano desde a sua origem.
- História
Surgiu há, aproximadamente, 2000 anos. No século VII, a Coreia estava dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, permitem-nos evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de taekwondo) em um período anterior ao ano de 50 a.C.
...