EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 9ª VARA CRIMINAL DE PLANALTINA DA COMARCA DO DISTRITO FEDERAL
Artigos Científicos: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 9ª VARA CRIMINAL DE PLANALTINA DA COMARCA DO DISTRITO FEDERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulamessias • 8/4/2014 • 440 Palavras (2 Páginas) • 911 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 9ª VARA CRIMINAL DE PLANALTINA DA COMARCA DO DISTRITO FEDERAL
PROCESSO nº. ...
JOÃO DE TAL, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa., nos autos do processo-crime, que lhe move o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL com fulcro no artigo 403, § 3º, do Código de Processo Penal, para apresentar suas
ALEGAÇÕES FINAIS POR MEMORIAIS (OU SOMENTE MEMORIAIS),
pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
O réu foi denunciado como incurso no art. penas previstas no art. 244, caput, c/c art. 61, inciso, II, e, ambos do CPP, por deixar de promover subsistência ao filho do primeiro casamento com Maria de tal e apenas sustentar os filhos do segundo casamento.
Em suas alegações finais, o Ministério Público pede a condenação do réu nos termos propostos na exordial.
Contudo, esta tese não deve prevalecer. Senão, vejamos.
1- NULIDADE DA AUSÊNCIA DE FORMULAÇÃO DE PROPOSTA (SURSI):
Gera NULIDADE da ação, pois não foi formulada ao réu a proposta de transação penal, conforme o art. 89 da lei 9.009/99, tendo em vista que o crime cometido pelo réu tem pena de 1 a 4 anos, conforme o art. 244 do Código Penal. Sendo assim não gera processo, tendo em vista que o réu não tem nenhum antecedente criminal e não cumpre nenhuma transação penal. Como segue assim jurisprudência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo:
Ementa: HABEAS CORPUS ARTIGO 129, 9º, DO CPB - CONDENAÇAO - 1. NULIDADE DO FEITO - AUSÊNCIA DE PROPOSTA DE TRANSAÇAO PENAL E DE SUSPENSAO CONDICIONAL DO PROCESSO - NAO COMPARECIMENTO INJUSTIFICADO DO PACIENTE NAS AUDIÊNCIAS DESIGNADAS - - ARTIGO 565 DO CPP - 2. ALTERAÇAO DO LOCAL DE CUMPRIMENTO DA PENA RESTRITIVA DE DIREITOS : IMPOSSIBILIDADE - COMPETÊNCIA DO JUÍZO DA EXECUÇAO - ORDEM DENEGADA. 1 - Incabível o acolhimento da nulidade alegada, eis que segundo infere-se da sentença acostada aos presentes autos, foram designadas diversas audiências a fim de conceder os benefícios pre 2 - A competência para aplicação e fiscalização das penas e medidas alternativas é do Juízo da Vara de Execuções Penais.Ordem denegada.
2- NULIDADE POR AUSÊNCIA DE NOMEAÇÃO DE DEFENSOR AO RÉU QUE NÃO CONSTITUIU ADVOGADO PARA APRESENTAR RESPOSTA A ACUSAÇÃO
O réu quando não se tem condições de pagar um advogado, deve o juiz nomear-lhe defensor público
Argumentar as teses seguindo as orientações acima.
PEDIDO expresso.
...