EXECUÇÃO DO PROGRAMA PLI NO MUNICIPIO DE ECOPORANGA/ES
Por: Lilian Antunes • 7/5/2015 • Relatório de pesquisa • 986 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
LILIAN ANTUNES SILVA
EXECUÇÃO DO PROGRAMA PLI NO MUNICIPIO DE ECOPORANGA/ES
SCHIRLEY JAINE ALVES SOUZA
TUTORA
ECOPORANGA
2014
ANALISE
O programa do livro didático tem como objetivo auxiliar o trabalho pedagógico do professor através da distribuição dos livros aos alunos, facilitando assim o trabalho do professor e melhorando o aprendizado do aluno e incentivando-o a ter contado com o livro e estimulando-o a ter o gosto pela leitura. Sua execução é feita pelo FNDE em ciclos trienais alternados, a cada ano é adquirido e distribuído livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe-se e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do livro didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. Cada escola escolhe dentre os livros constantes no referido guia. Esse é um processo onde todas as escolas do país passam por ele, creio que se há dificuldades, são as mesmas enfrentas pelo meu município.
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
COLETA DE DADOS
O programa do livro didático contribui para a melhoria da qualidade do ensino e incentiva a leitura de alunos, professores e visa à formação de cidadãos.
Ao realizar minha pesquisa em uma das escolas da cidade, tive a oportunidade de conversar com uma supervisora a respeito dos programas do livro didático, e ela relatou-me alguns aspectos positivos que vem contribuindo muito para o desenvolvimento educacional, entre eles podemos citar a distribuição de livros aos alunos, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com conhecimentos significativos. Pude obter também maiores informações com o coordenador do programa do livro no meu município, que relatou-me, como já havia dito a supervisora antes consultada, que o livro que chega ao município não corresponde a demanda de alunos, isso vem ocorrendo com uma incidência maior devido a migração de alunos da rede estadual para a rede municipal de ensino, e quanto ao remanejamento dos livros, ele costuma entrar em contato com outras escolas pra saber se tem alguma reserva que atenda a escola onde há falta de livro, relatou-me também que o livro é do aluno e portanto não poder fica na escola, e que pela primeira vez esse ano chegaram os livros para as escolas rurais, que são específicos para os alunos que moram no campo. Todos o início de ano quando se faz a entrega do livro ao aluno, é feito nas escolas um dia de conscientização, inclusive com a presença dos pais, que assumem o compromisso junto com o aluno, de usar o livro com cuidado para no fim do ano letivo devolve-lo em bom estado para que o mesmo seja usado no ano seguinte por outros alunos, e quando vence os três anos que o livro está sendo usado, é feita uma reunião de conselho que é registrada em ata a doação desses livros aos alunos.
Como já foi citado acima, um ponto negativos, é o fato de que apesar dos livros chegarem na data correta, a quantidade é insuficiente, haja vista que é usado como referência de quantitativo o senso do ano anterior, com isso ocorre a dificuldade de remanejamento dos livros que faltam devido à grande burocracia que há em fazer esse processo, e um fato que ajudou para que esse problema se agravasse foi que esse ano quando a transportadora estava vindo para a cidade fazer a entrega dos livros ocorreu um acidente com o referido carro, e com isso se perdeu toda a carga de livros que seria entregue aos alunos nesse ano.
...